
Com o despertar do homem do campo para opções sustentáveis em suas atividades, a Himev tem chances de contribuir ainda mais para o desenvolvimento do conceito de responsabilidade global e de crescer ainda mais no mercado brasileiro
Rumo a uma nova era de enfrentamento às mudanças climáticas, as empresas que atuam no setor florestal e na agricultura buscam soluções rentáveis, e ecologicamente corretas para expandir suas atividades, utilizando tecnologias limpas, caso dos trituradores florestais da tradicional empresa portuguesa.
As atividades da empresa iniciaram-se em nosso país em meados do ano 2000, onde o Sr. Hélio Faria (fundador) percebeu, uma lacuna nesta etapa da cadeia produtiva da madeira: a grande dificuldade das empresas, na atividade de limpeza das áreas e o problema ambiental gerado até então pelas queimadas. O empreendedor passou então a buscar novas soluções, em apoio ao setor agroflorestal. Estas ações são tão importantes, que o mundo todo tem seu olhar voltado para discussões e acordos mundiais que deixam de fora os emissores de gases do efeito estufa, chegando a um consenso sobre o papel de cada país e dos indivíduos no processo de construção de uma economia de baixo carbono. A ideia é cada um fazer a sua parte, além de depositar as esperanças em inovações tecnológicas. Por isso a equipe do Madeira Total viajou até a cidade de Campo Alegre em Santa Catarina para entrevistar o diretor financeiro da empresa, o Sr. Manuel Ribeiro, que traçou um panorama da empresa e equipamentos, reforçando o milagre que juntos podemos realizar, uma vez que tenhamos ações ecologicamente corretas. Acompanhe.
Madeira Total: Atualmente, como a Himev está inserida no mercado nacional e internacional?
Manuel Ribeiro: Fornecemos Trituradores Florestais fabricados especialmente para executar trabalhos de trituração em vegetação grossa e de grande dureza. São preparados para suportar longos períodos de trabalho com mínimo de manutenção. Nossa prioridade e foco está em todo o território nacional. Todavia, atuamos em toda a América Latina e temos clientes também no continente Africano.
M T: Qual é a proposta da empresa para o trabalhador do campo? Que benefícios ele terá ao escolher equipamentos Himev?
M R: Nossa proposta é oferecer um equipamento eficiente, com alta qualidade, produtividade e de baixa manutenção, além de acompanhamento constante por parte da equipe técnica e de engenharia da Himev. Oferecemos assistência contínua e uma resposta rápida às necessidades e dificuldades dos nossos clientes.
M T: Quais são as máquinas disponibilizadas pela Himev?
M R: Fabricamos os Trituradores HP Linha Pesada e HL Linha Leve. Os de linha pesada, estão preparados para suportar longos períodos de trabalhos com baixo custo de manutenção e alto retorno para o nosso cliente. Os Trituradores da série Ecotritus HL, foram projetados para atender a demanda de pequenos e médios produtores, que tem disponível tratores de baixa potência, permitindo realizar a trituração de áreas com vegetação de menor densidade. Possuem todas as características técnicas da Linha HP.
M T: Os equipamentos Himev são ecologicamente corretos? Porquê? Quais são os diferenciais?
M R: Nossos trituradores substituem as tradicionais queimadas nas aberturas de novas áreas agrícolas e agropecuária, respeitando assim as leis ambientais. Além de enriquecer o solo com os nutrientes orgânicos, provenientes do material vegetal triturado. Outra área nobre de atuação é na limpeza de linhas elétricas, que permite com elevada produtividade – até 0,8 hectares/hora – a limpeza rápida, com qualidade e segurança para o operador. Evita picadas de cobras, aranhas, escorpiões, marimbondos, entre outros, comparando com o serviço realizado manualmente e também limpeza de galhadas após o corte de árvores, permitindo limpeza das terras e preparação para novos fins.
M T: Quais são as principais práticas e ações sustentáveis da empresa?
M R: Por meio do corte e picagem de vegetação que vira adubo, deixando o solo fica saudável, rico em nutrientes e pronto para o plantio, preservando assim o meio ambiente, antes agredido pelas queimadas. Além da dimensão ambiental, na área da sustentabilidade a Himev incorpora ações e medidas também nas áreas econômica e social, tais como: gestão de riscos e crises, relação com clientes, desenvolvimento do capital humano e responsabilidade social no meio em que está inserida.
M T: Qual é o posicionamento da empresa com relação à qualidade do produto?
M R: Para a Himev ter longevidade, em primeiro lugar está a qualidade e o nosso serviço de pós-venda. Por isso, a nossa preocupação é ouvir os clientes e investir em melhorias constantes. De forma a otimizar e ampliar a qualidade dos nossos serviços e a satisfação do cliente, iniciaremos a implementação da ISO 9001,a curto prazo. Melhoria contínua, buscando soluções corretas para atender as necessidades dos clientes nas mais variadas regiões do Brasil. Oferecendo um produto com um ótimo custo benefício.
M T: Como as mudanças tecnológicas afetam esse setor? A empresa investe em inovação?
M R: Devido a sua importância no cenário mundial, o Brasil se destaca em tecnologia no setor agrossilvopastoril. Dessa forma, reservamos parte de nosso faturamento em pesquisa e atualizações em nossa linha de produção.
M T: Existem planos para novos produtos e/ou novos mercados?
M R: Sim. Em janeiro de 2017, apresentaremos oficialmente o triturador Ecotritus HPF, acoplamento com adaptador frontal – uma grande novidade no mercado, dentro da nossa linha de produtos. Trata-se de uma tecnologia inédita, que permite ao usuário mais comodidade na operação.
Em um segundo momento, após a entrevista, buscamos informações do Engenheiro Osvaldo Kato, da Embrapa Amazônia Oriental, sobre os equipamentos fornecidos pela marca e sua utilização. Conheça a palavra de quem tem uma vasta experiência nestas atividades:
M T: Como vê o triturador Ecotritus, da Himev, de modo geral?
Kato: Os atuais trituradores Ecotritus da HIMEV incorporam conceitos que garantem bom desempenho na trituração da biomassa da vegetação secundária no preparo do solo para plantio direto de cultivos anuais, semi permanentes e permanentes (incluindo espécies florestais), tendo como base de material de cobertura morta, a biomassa triturada.
M T: Recomenda para quem ou para quê necessidades de limpeza florestal?
Kato: Trituradores Ecotritus podem ser utilizados para manejo da vegetação espontâneas de pomares e outros cultivos perenes, garantindo cobertura do solo, adição de matéria orgânica e conservação da água no solo.
M T: Pode-nos contar um pouco, como foi a parceria e trabalho desenvolvido, iniciado há vários anos, com o fundador da Himev, o Sr. Hélio Faria?
Kato: A parceria da Embrapa Amazônia Oriental com a HIMEV foi iniciada com os contatos com o Sr. Hélio Faria durante a AGRISHOW em Ribeirão Preto. Muito receptivo e sensível ao Projeto Tipitamba de agricultura sem queima da Embrapa Amazônia Oriental, disponibilizou um equipamento para testar nas condições da Amazônia, mais precisamente no Município de Igarapé-Açu/Pará. Posteriormente foi disponibilizado um equipamento já adaptado às condições da região que permitiram demonstrações nos estados do Maranhão e Rondônia, viabilizando instalação de experimentos e unidades demonstrativas. A parceria entre a Himev e a Embrapa contribuirá com toda certeza, para desenvolvimento no meio rural em direção à sustentabilidade na agricultura da região Amazônica.
Por Solange Andreassa e Carlla Fermino Filus | Madeira Total