Durante o aviso prévio, empregador e empregado podem optar por reconsiderar a demissão e manter o emprego

A advogada Glauce Fonçatti, especialista em direito do trabalho e sócia do Escritório Batistute Advogados, esclarece o assunto

.

Quando um funcionário é demitido do seu trabalho, a empresa deve conceder o chamado aviso prévio, que é o período de 30 dias de comunicação antecipada da intenção de extinguir o contrato de trabalho, que poderá se dar de forma trabalhada ou indenizada. Entretanto, é possível voltar atrás nessa decisão de demissão. Mas, em que momento isso é possível? A advogada Glauce Fonçatti, especialista em direito do trabalho e sócia do Escritório Batistute Advogados, esclarece.

.

“É perfeitamente possível que a empresa desista da demissão após ter concedido o aviso prévio ao empregado, seja ele trabalhado ou indenizado. A comunicação do aviso prévio é fundamental para ambas as partes e indica justamente a intenção de extinguir o contrato de trabalho. No entanto, se o empregador decidir voltar atrás em sua decisão de demitir o trabalhador, ele precisará comunicar o empregado sobre sua reconsideração e o empregado deverá concordar com a continuidade do trabalho”, ressalta Glauce.

.

Glauce explica que a empresa pode dispensar o funcionário do cumprimento do aviso prévio de forma trabalhada, entretanto, deverá pagar esse período juntamente com as demais verbas rescisórias, o que é chamado aviso prévio indenizado. Ainda assim, é possível o pedido de reconsideração antes do final desse prazo.

.

A especialista observa que o artigo 489 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que “dado o aviso prévio, a rescisão torna-se efetiva depois de expirado o respectivo prazo, mas, se a parte notificante reconsiderar o ato, antes de seu termo, à outra parte é facultado aceitar ou não a reconsideração”. “Fundamentalmente, as duas partes precisam estar de acordo com a reconsideração da decisão de demissão.”

.

By Fábio Luporini | Comuniquese3

Imagem Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

 

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.