Crescimento do mercado de papéis tissue no Brasil aumenta demanda por responsabilidade ambiental e uso de embalagens biodegradáveis

Estudo mostra que consumidor considera que marca melhora sua imagem e estão dispostos a escolher produtos sustentáveis

O consumo de produtos do setor de Tissue no Brasil, como guardanapos, toalhas de papel e papéis higiênicos, registrou um crescimento de 56,3% nos últimos 15 anos – de acordo com dados da Indústria Brasileira de Árvores (IBA) divulgados em 2023. Além disso, a participação da produção desses itens na indústria nacional aumentou em 4%. E com essa demanda, cresce também a preocupação com os resíduos deixados pelas embalagens feitas com plástico convencional.

Além disso, o setor tissue movimenta mais de US$ 20 bilhões e tem a previsão de crescer 5,68% globalmente até 2029, de acordo com estudo da Mordor Intelligence. Esse cenário tem levantado um alerta para as empresas do segmento, que têm buscado meios de mitigar os efeitos do uso de plástico convencional nas embalagens usadas em seus produtos. A procura por soluções sustentáveis, que trazem benefícios para a natureza e contribuem também para promover a boa imagem dessas companhias no mercado, é uma realidade.

Uma pesquisa de fevereiro de 2024 realizada pela consultoria de estudos sobre consumidores La Vulca e Netquest, em parceria com a Bioelements – empresa líder em soluções inovadoras e sustentáveis para embalagens, que oferece diversas alternativas de base biológica, biodegradáveis ou compostáveis – revelou a percepção dos consumidores na América Latina sobre a utilização das embalagens de plástico. No Brasil, 92% dos entrevistados preferem um produto que vai se biodegradar entre 3 e 12 meses, ao invés de um plástico convencional que levará mais de 400 anos. Já 78% dos brasileiros consideram que uma marca melhoraria a sua imagem em relação ao consumidor se adotasse plásticos biodegradáveis em seus negócios, número que chega a 75% entre os latinoamericanos.

De acordo com Adriana Giacomin, Country Manager da Bioelements no Brasil, “em um cenário em que a demanda por produtos tissue continua a crescer, a escolha por embalagens sustentáveis é um diferencial estratégico para reduzir o impacto ambiental e atender às expectativas dos consumidores cada vez mais conscientes e que querem essa mudança. E isso fica comprovado com os dados apresentados nesta recente pesquisa que realizamos”.

Embalagem premiada

A Kimberly-Clark tem parceria com a Bioelements e investe nessa tecnologia, o que garantiu o reconhecimento do Latampack 2024 Gold Awards, no México. As embalagens desenvolvidas para os produtos da marca foram premiadas em duas categorias: Inovação na Utilização de Novos Materiais e Melhor Embalagem Ecológica. “Os jurados destacaram a usabilidade excepcional do plástico biodegradável usado, a resistência mecânica robusta e boa clareza óptica, não apenas atendendo, mas superando os padrões de desempenho da indústria”, explica Adriana.

De janeiro a junho de 2024, 64,5 toneladas de plástico convencional foram substituídos por biodegradáveis, o que representa uma redução de aproximadamente 56% das emissões de CO2 da empresa, uma energia que poderia carregar mais de 5,6 milhões de aparelhos celulares em um dia e permitiria que mais de 3,9 mil carros trafegassem por 100 km.

Diferencial biodegradável

Os plásticos biodegradáveis são materiais que servem como fonte de alimento para fungos e microrganismos, não deixam fragmentos tóxicos ou microplásticos no meio ambiente durante a biodegradação e evitam a contaminação da natureza. A Bioelements desenvolveu formulações que passam pelo processo de biodegradação de 3 a 20 meses e em diversas condições ambientais, tempo muito inferior aos 400 anos que o plástico convencional demora para degradar.

“Adotar embalagens biodegradáveis e reduzir o uso de plástico convencional é um passo fundamental para qualquer empresa comprometida com a sustentabilidade. Ao fazer essa escolha, não apenas protegemos o meio ambiente, mas também atendemos às expectativas de consumidores cada vez mais conscientes, que exigem responsabilidade ambiental de marcas e produtos”, conclui Adriana.

Sobre a Bioelements

A Bioelements é uma empresa baseada na ciência e tecnologia, especializada no desenvolvimento e produção de embalagens bioplásticas que se biodegradam em no máximo em 20 meses. A companhia trabalha em colaboração com a academia para inovar e cumprir o propósito de liderar a indústria de embalagens em direção a um modelo ambientalmente responsável, oferecendo uma ampla gama de produtos que reduzem a pegada de carbono e enfrentam o desafio da poluição. A Bioelements nasceu no Chile em 2016 e, atualmente, está presente em toda a América Latina e nos Estados Unidos, possuindo mais de 200 clientes nos países nos quais atua. Acesse o site: Link

By CDI Comunicação

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Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.