Tensão entre EUA e China pode impulsionar mercado imobiliário brasileiro. Entenda

Com a possibilidade de novas tarifas impostas por Donald Trump às importações da China para os Estados Unidos, a relação comercial entre as duas maiores economias do mundo pode ser abalada. Esse cenário deve abrir espaço para o aumento das exportações do agronegócio brasileiro ao mercado asiático. Descubra como o crescimento dos lucros dos empresários do setor agrícola pode impactar positivamente o mercado imobiliário do litoral norte catarinense.

A recente posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos, ocorrida nesta segunda-feira (20), marca o início de uma série de políticas econômicas prometidas durante sua campanha, como a imposição de tarifas de importação de até 60% sobre produtos chineses. Essas medidas podem tensionar as relações entre as duas maiores economias globais e abrir espaço para que o Brasil amplie a sua participação no mercado chinês.

O agronegócio brasileiro, que já projeta uma safra recorde de 322,3 milhões de toneladas para 2024/2025, está bem posicionado para atender a uma possível demanda crescente da China por commodities agrícolas. Esse cenário pode resultar em um aumento significativo das exportações brasileiras para o país asiático e fortalecer a economia nacional.

Empresários do agronegócio, que já direcionam investimentos significativos para o mercado imobiliário do litoral catarinense, especialmente para Balneário Camboriú, tendem a intensificar esses aportes em 2025, impulsionados pela possível expansão das exportações para a China. Reconhecida por seus empreendimentos de luxo, alta valorização imobiliária e rentabilidade atrativa, além de uma forma segura para investimentos, a cidade também se destaca como um destino de lazer cobiçado por esse público e por oferecer excelente qualidade de vida e elevados índices de segurança.

“Investidores do agronegócio veem no mercado imobiliário uma oportunidade de diversificação segura para seus patrimônios. Em locais como Balneário Camboriú, que registra a maior valorização imobiliária do Brasil há mais de dois anos e oferece retornos superiores a 20% ao ano, o investimento em imóveis não apenas garante segurança, mas também proporciona uma rentabilidade excepcional e de baixo risco. Esse público reconhece que a combinação entre valorização e qualidade de vida que a cidade oferece é única no país, tornando-a um dos destinos mais atrativos para aplicações de longo prazo”, analisa Bruno Cassola, especialista renomado no setor.

Balneário Camboriú: referência em valorização imobiliária

Há mais de dois anos no topo do ranking de metro quadrado mais valorizado do Brasil, Balneário Camboriú continua a se destacar com empreendimentos inovadores, como é o caso de edifícios assinados por grifes de luxo internacionais e arranha-céus que estão entre os mais altos da América Latina. Os valores já ultrapassam os R$ 100 mil por metro quadrado em imóveis à beira-mar, espaço mais cobiçado da cidade. Esse fenômeno impacta não apenas os imóveis novos, mas também os empreendimentos em construção e até mesmo os usados, que acompanham a valorização crescente do mercado local.

Para 2025,  importantes obras de infraestrutura prometem impulsionar ainda mais essa valorização. Entre elas, se destaca a continuação da reurbanização da Avenida Atlântica, com a nova orla, e a implementação de um projeto de macrodrenagem orçado em mais de R$ 59 milhões, com início previsto para o primeiro trimestre do ano. Assim como ocorreu com o alargamento da faixa de areia, investimentos constantes na infraestrutura fortalecem ainda mais o mercado imobiliário de Balneário Camboriú.

Sobre Bruno Cassola
Já foi eleito campeão em vendas, premiado 10 vezes pelas renomadas construtoras FG e Embraed em Balneário Camboriú, sendo considerado uma autoridade em vendas de apartamentos de alto padrão na cidade. É empresário, administrador de empresas e corretor de imóveis especializado em ativos de alta rentabilidade. Atua há 17 anos no ramo imobiliário, especializado em imóveis de alto padrão em Balneário Camboriú, considerado o metro quadrado mais valorizado do Brasil. Possui registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI), Conselho Regional de Administração (CRA) e no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI).

 

By Rotas Comunicação
Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.