POR MEIO DE PREGÃO ELETRÔNICO, SERÁ CONTRATADA EMPRESA PARA REALIZAR O LEVANTAMENTO DOS DADOS DE CAMPO DO INVENTÁRIO FLORESTAL NACIONAL EM TODO O ESTADO DE RORAIMA
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou nesta quinta-feira (30) edital para contratar empresa para a coleta de dados em campo do Inventário Florestal Nacional (IFN) em Roraima. O novo edital traz algumas alterações em relação ao edital lançado em janeiro.
Este será o quarto estado na Amazônia a participar do levantamento. Na região, já foram concluídos os levantamentos de campo em todo o estado de Rondônia e em parte dos estados do Mato Grosso e Pará. De acordo com a gerente Executiva de Informações Florestais, Claudia Rosa, já estão previstas mais quatro licitações para realizar o inventário no bioma amazônico. Ainda este mês deve ser lançado o edital para a realização do IFN no Amapá.
“Em Rondônia, o trabalho de campo foi concluído e mais de 80% do material botânico coletado já foi identificado”, informa. Nos outros dois estados, o trabalho de campo está em andamento e foram inventariados mais de 37 milhões de hectares de floresta, até o momento.
Coordenado pelo Serviço Florestal, o IFN é uma das maiores ações já realizadas para conhecer os recursos florestais por meio de coleta de dados em campo. A maior parte dos estudos disponíveis até hoje utilizam imagens de satélite. Essa iniciativa trará, de forma mais precisa, dados sistematizados e periódicos sobre os estoques de madeira e carbono e a biodiversidade das florestas de todo o país.
O trabalho de coleta de dados é feito por equipes que medem o diâmetro e a altura das árvores, colhem amostras do solo, coletam amostras botânicas (folhas, flores e frutos) para identificação das espécies, entre outros dados. Além disso, são realizadas entrevistas com moradores que vivem no entorno das áreas amostrais para conhecer a percepção da comunidade sobre os recursos florestais e seu uso.
Edital
A contratação será feita com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As empresas interessadas em participar podem apresentar proposta até 10 horas do dia 11 de abril, quando será aberta a sessão do pregão eletrônico.
O licitante deverá encaminhar a proposta por meio do sistema eletrônico do ComprasNet. Neste endereço, estão disponíveis o edital e os demais documentos da licitação. O interessado deve pesquisar pela UASG nº 440114, pregão eletrônico nº 01/2017.
O edital também pode ser lido ou obtido no setor de protocolo do Serviço Florestal Brasileiro (SCEN Trecho 2, Bloco G – Brasília-DF), em dias úteis, das 9h às 17h. Informações e dúvidas também podem ser enviadas para o email: [email protected].
Após a assinatura do contrato, o Serviço Florestal realizará a capacitação da equipe para fazer a coleta de dados e entrevistas socioambientais, de acordo com a metodologia estabelecida para o IFN. A empresa contratada deverá fazer a coleta de dados e entrevistas socioambientais em 201 pontos amostrais, localizados em coordenadas geográficas indicadas no edital. Essas coordenadas formam uma “grade” na qual cada ponto situa-se a 20 quilômetros um do outro.
Por Cecília Jorge Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação do IFN