A reforma tributária pode trazer oportunidades para o setor de inovação. Isso porque as novas regras, que entram em vigor no próximo ano, vão exigir das empresas em geral automação de seus fluxos contábeis, fiscais e financeiros. O recado foi dado pelo tributarista Lucas Ribeiro, em palestra promovida pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR), em Curitiba.

Ribeiro é fundador e CEO da ROIT, empresa de soluções tecnológicas para a Reforma Tributária. Acompanha a tramitação e participa de debates em torno da reforma tributária pelo menos desde 2019. Tem sido painelista em audiências públicas no Congresso Nacional desde 2023. É idealizador e mantenedor da Revista e Portal da Reforma Tributária. “A hora de agir é agora”, avisou, aos empresários do setor de inovação paranaense.
De acordo com o especialista, o novo modelo tributário impõe às empresas em todo o Brasil a necessidade de adoção de fluxos e processos automatizados, e robustos. Definitivamente, assegura, a era de planilhas e operações “manuais” acabou. Isso porque, instrumentos como o da geração de créditos tributários e do “split payment” (pagamento fracionado), pilares da reforma, demandam acompanhamento minucioso do fluxo de caixa.
O “split payment” é um sistema tecnológico em que os tributos são segregados no momento do pagamento, indo diretamente para o Fisco sem passar pela conta da empresa. Elimina, assim, guias de impostos e postergações de recolhimento dos tributos. Na prática, o pagamento do tributo será direto – e diário. Com isso, ferramentas de Invoice-To-Pay e simuladores de fluxo de caixa integrados com o ‘split’ precisarão de ser adotadas pelos contribuintes.
Ribeiro elencou ainda outros impactos previstos com a reforma tributária. Entre eles, a necessidade de renegociação de contratos entre empresas, fornecedores e prestadores de serviços; aumento dos preços de compra e de venda; tendência de migração de regime tributário, do lucro presumido para o lucro real; aumento dos custos da folha de pagamento, dentre outros. Especificamente para a área de tecnologia, importação de software e cloud e mudanças em softwares ERP e sistemas.
O CEO da ROIT reiterou que o momento é de preparação. Alertou para um período de quase oito anos em que o Brasil vai conviver com as mudanças trazidas pela reforma, e o modelo atualmente em vigência, o período de transição. Essa concomitância acentua ainda mais a importância da automação. Apenas em 2033 a reforma tributária estará completamente implementada, explicou o tributarista.
O presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, considerou a palestra com Lucas Ribeiro fundamental para os associados da entidade se atentar às especificidades da reforma tributária, que se refletem em especial no setor de inovação. “Foi importante para as empresas avaliarem em que estágio se encontram, nesse processo de adequação, e o quanto precisam avançar, bem como para entendermos os impactos para nosso setor”, sublinhou.
SOBRE A ROIT
A ROIT desenvolve soluções tecnológicas para enfrentar os desafios da reforma tributária. Utilizando inteligência artificial e automação avançada, a empresa oferece ferramentas como a Calculadora da Reforma Tributária, o Tax Discovery e a esteira de Invoice-To-Pay, que já se tornaram indispensáveis para médias e grandes empresas no Brasil. Reconhecida por sua atuação direta no Senado e na Câmara, a ROIT foi a única empresa a acertar a alíquota de referência do IVA duas vezes, consolidando-se como a principal referência em tecnologia aplicada à gestão tributária no país.
SOBRE A ASSESPRO-PR
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR) representa o setor de tecnologia no Estado. Com mais de 300 associados, a entidade atua como unificadora do setor, protagonista de novas soluções, desenvolvedora de talentos e geradora de maior conexão. Com mais de 40 anos de fundação, a entidade é parceira das principais instituições públicas e privadas do país, como o Governo Estadual, Vale do Pinhão, Iguassu-IT e universidades. Tem como foco a promoção de negócios, a educação e o impulsionamento das atividades comerciais de seus associados para o benefício da sociedade e do Estado.
MAIS INFORMAÇÕES
Sobre a Reforma Tributária: https://www.reformatributaria.com/
By Engenharia de Comunicação
Foto: Divulgação
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!