Sistema integrado de gestão da qualidade – otimizando e padronizando a produção
O Programa Nacional de Qualidade da Madeira (PNQM) é um importante aliado na gestão da qualidade para as indústrias de madeira. A ferramenta foi desenvolvida especificamente para o setor madeireiro, oferecendo uma estrutura de padronização e controle de qualidade que envolve todas as etapas do processo produtivo. Desde o recebimento de matéria-prima e insumos, até a embalagem e expedição do produto final, o PNQM assegura que cada fase seja meticulosamente monitorada, resultando na padronização e eficiência de processos. O programa pode ser aplicado em diferentes áreas da empresa, ajudando na padronização, controle e otimização da produção, gerando economia de insumos e matéria-prima.
Ao adotar o sistema de gestão do PNQM, as empresas se adequam mais facilmente às exigências dos mercados internos e externos porque o Programa auxilia na obtenção de certificações nacionais e internacionais.
Desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), o PNQM foi criado há mais de 20 anos para responder às necessidades específicas do setor. Ao longo dos anos, o programa evoluiu, acompanhando os avanços tecnológicos e ajustando-se aos novos processos fabris, consolidando-se como uma ferramenta essencial para empresas que buscam excelência na produção. A expertise da Abimci é um dos pilares que sustentam a eficácia do PNQM, tornando-o uma referência em gestão de qualidade para indústrias madeireiras.
O PNQM promove a padronização e gestão em áreas como controle da produção, rastreabilidade, documentação, calibração de equipamentos e auditorias, tanto internas quanto externas. A implementação de controles permite a otimização dos processos, a redução de perdas e economia de custos, fatores que resultam em aumento da produtividade e maior competitividade no mercado.
Um dos aspectos de destaque do Programa é a personalização dos controles de qualidade, que são adaptados à realidade de cada empresa. Com o suporte de uma equipe técnica especializada e auditores experientes, as empresas podem desenvolver um sistema de gestão que atende às suas necessidades específicas, ao mesmo tempo em que garantem conformidade com os padrões exigidos pelos principais mercados, tanto nacionais quanto internacionais.
O PNQM atende a diversos segmentos dentro da indústria madeireira, incluindo a produção de compensados, compensado plastificado, portas, madeira serrada, paletes e insumos como resinas e preservativos. A abrangência do programa facilita a implantação de outras certificações, fortalecendo ainda mais a posição das empresas no mercado.
Mais que uma ferramenta de gestão, o Programa impacta positivamente a produtividade, a qualidade e a sustentabilidade das empresas madeireiras. As empresas que aderem ao PNQM conseguem se posicionar de maneira sólida para atender às exigências técnicas e de qualidade dos mercados mais exigentes, fortalecendo sua competitividade e garantindo a excelência de seus produtos.
Imagens: Abimci – Divulgação