Profissionais do Crea-PR desempenham um papel crucial na descarbonização do setor agrícola

Lançamento do 2º Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ocorreu, nesta quarta-feira (07), no Show Rural Coopavel, em Cascavel

.

Para que a descarbonização do agronegócio seja ampliada com efetividade, os profissionais ligados ao Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) terão papel decisivo. Essa perspectiva ficou destacada durante o lançamento do 2º Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, nesta quarta-feira (07), no Show Rural Coopavel, em Cascavel.

.

O ato que marcou o anúncio oficial do evento ocorreu durante a 741ª. Reunião da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PR, no estande do Conselho e parceiros. O Secretário de Estado da Agricultora e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, esteve presente, acompanhado do Diretor do Departamento de Florestas Plantadas da Seab e Coordenador do Grupo Gestor de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, Breno Menezes de Campos.

.

Também participaram do lançamento do Congresso o presidente do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo, Clodomir Ascari, o presidente da FEAPR (Federação dos Engenheiros Agronônomos do Paraná), Engenheiro Agrônomo Cesar Veronese, o presidente da AREAC, Fernando Pereira, o Conselheiro Federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Luiz Antônio Corrêa Lucchesi.

.

O Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ocorrerá de 27 a 29 de agosto, na área do Show Rural Digital de Cascavel, promovido pela AREAC, FEAPR e pelo Governo do Estado. A expectativa é de que essa iniciativa permita um resultado direto no campo, sobretudo pela formatação que será adotada, com foco em que o conhecimento seja transformado em prática.

.

O presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, destacou em sua fala, inclusive, esse entendimento do Conselho de que apoiar eventos como esse permitem um necessário protagonismo dos profissionais ligados ao Conselho nesse processo de descarbonização e nos assuntos de sustentabilidade que são relevantes.

.

“Esse evento tem tudo a ver com o Crea-PR. Precisamos ser protagonistas nisso, sair na frente, para que os profissionais possam, com competência, aplicar as tecnologias e entendimentos do tema de forma correta. Precisamos fazer essa conexão, entendendo que nossa profissão de engenheiro agrônomo surgiu como lei para defender a Sociedade. Então, juntos com várias instituições, seremos determinantes para construir e capitalizar mais ações de baixo carbono no Estado do Paraná”, pontuou Clodomir.

.

O Diretor do Departamento de Florestas Plantadas da Seab e Coordenador do Grupo Gestor de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, Breno Menezes de Campos, tem opinião convergente. “Estamos falando em praticamente dez ferramentas do agro envolvidas nesse processo. Acredito que esse congresso vai trazer um alinhamento técnico desde o meio científico até o meio da assistência técnica chegando diretamente ao produtor rural, que é o foco. O Crea-PR, nesse sentido, vai ser muito importante, muito ativo, com quase 15 mil engenheiros agrônomos envolvidos e com sua participação em vários grupos de trabalho”, comentou Breno.

.

A descarbonização dos sistemas agropecuários está ligada diretamente ao incremento de renda, ao desenvolvimento produtivo e econômico. Para o Secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, com a união das entidades para a temática da descarbonização haverá um resultado prático, com ganho para o agronegócio. “Esse segundo Congresso organizado pelas entidades, com participação ativa do Crea-PR, será um momento muito feliz para aprofundarmos a discussão, construir, colaborar, para por na prática o conhecimento, quando formos orientar os agricultores, levando uma mensagem positiva, pois faz bem para o agronegócio”, sinalizou Ortigara.

.

Esta quarta-feira (07) foi o terceiro dia do Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina. Durante todo o dia, o estande do Crea-PR e parceiros teve importante presença de profissionais, cumprindo o objetivo de ser a Casa da Agronomia no evento. O Show Rural segue até esta sexta-feira (09), batendo recorde de público e com forte expectativa de resultados econômicos destacados.

.

Crea-PR 90 anos

.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, que completa 90 anos em 2024, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

.

By Rafael Henrique | Comuniquese4

Imagem: Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

 

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.