
Comprador da madeira não apresentou documento de origem florestal. Madeiramento foi encontrado no pátio de uma empresa de compensados em Imbituva.
Na tarde da sexta-feira (24), a Polícia Ambiental constatou o corte ilegal de pinheiros em uma fazenda, localizada na Unidade de Conservação Refúgio Biológico das Araucárias, na localidade de Violas, em Teixeira Soares.
Segundo a Polícia Ambiental, 19 pinheiros foram cortados em uma área de floresta secundária em estado avançado de regeneração do Bioma Mata Atlântica. Além disso, outros 79 pinheiros, que já estavam cortados, margeavam a estrada da comunidade.
O proprietário da área afirmou aos policiais que vendeu parte da madeira para uma empresa de compensados, localizada no Morro das Pedras, em Imbituva. Os policiais foram até o pátio da empresa, onde encontraram 23 toras de pinheiros cobertas com uma lona, o que totalizou 9,659 metros cúbicos de madeira.
O empresário que adquiriu a madeira não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF). Os policiais elaboraram um Termo Circunstanciado, cujas cópias foram encaminhadas para o Juizado Criminal Especial de Imbituva e para o escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Irati. O proprietário da fazenda foi notificado a comparecer ao Posto de Polícia Ambiental de Vila Velha, em Ponta Grossa, para prestar esclarecimentos e apresentar autorização florestal para o corte das árvores.
Por Rádio Najuá.
Foto: Divulgação