Pesquisa examina a aplicação de sensoriamento remoto para estimar a evapotranspiração em plantações de eucalipto

 

Uma dissertação de mestrado, desenvolvida na área experimental do Programa Cooperativo sobre Produtividade e Fluxos de Carbono e Água em Eucalyptus (Eucflux) do IPEF, avaliou o uso de sensoriamento remoto na estimativa da evapotranspiração em um povoamento de eucalipto.

.

De autoria de Luca Nunes, com orientação do Prof. Clayton Alcarde Alvares (UNESP/FCA), o estudo acompanhou o desempenho do tradicional algoritmo Sebal na área experimental do Eucflux utilizando imagens do Landsat 8, entre os anos de 2014 e 2018.

.

O prof Clayton explica que o cultivo de eucalipto, impulsionado pela crescente demanda por madeira, se destaca por sua rápida adaptação e crescimento em diversas regiões. Contudo, as variáveis climáticas, especialmente a evapotranspiração (ET), desempenham um papel crítico em seu desenvolvimento. “A ET, que abrange a soma da transpiração das plantas e a evaporação da água na superfície terrestre, é fundamental para entender espacialmente o consumo hídrico dessa cultura. Embora a medição direta da evapotranspiração por meio de uma torre de fluxo seja precisa, ela é pontual e dispendiosa”, analisa o professor e esclarece que entre os métodos indiretos, o uso de sensoriamento remoto emerge como uma opção promissora e acessível para pesquisadores e gestores florestais.

.

Sobre a dissertação de mestrado, Lucas pontua que em geral, o modelo testado apresentou uma superestimação da ET. “Embora o algoritmo seja amplamente utilizado há mais de 15 anos para estimar a evapotranspiração em plantações florestais, esse é o primeiro estudo a validar o modelo com observações de campo, sendo que novas pesquisas serão essenciais para consolidar a qualidade do modelo Sebal e determinar se ajustes paramétricos para a cultura do eucalipto são necessários”

.

By IPEF

Imagem Principal: Ilustrativa

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.