O Instituto Chamex, organização sem fins lucrativos mantida pela Sylvamo (NYSE: SLVM), a empresa de papel do mundo, em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), anuncia a abertura de inscrições para o Projeto “Conhecimento sem Barreiras: Educação Inclusiva”, até o dia 19 de abril. As inscrições deverão ser realizadas pelos representantes das Secretarias Municipais de Educação pelo link.
.
A iniciativa tem o objetivo de promover treinamento para agentes educacionais – entre eles, professores, coordenadores, diretores escolares e etc. – para aumentar a inclusão de alunos com deficiência. Eles aprenderão como determinar se todos os alunos podem participar das atividades e, caso contrário, o que podem fazer para remover quaisquer barreiras. O curso será realizado entre 02 de maio e 06 de junho e suas aulas abordarão temas como: histórico da legislação da educação inclusiva, acessibilidade, práticas pedagógicas inclusivas e elaboração de projetos de intervenção local.
.
“Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o curso incentiva os educadores a desenvolver projetos de intervenção local e a reimaginar suas políticas. Esta iniciativa reforça o compromisso do Instituto Chamex em promover o acesso à educação para todos”, afirma Mariana Claudio, gerente executiva do Instituto Chamex.
.
Segundo Katia Cibas, coordenadora de Formação do IRM, a proposta do curso é instigar educadores, coordenadores e gestores escolares a refletirem sobre as atividades propostas no ambiente escolar. “Durante as atividades com estudantes, é preciso observar: estão todos envolvidos? Quais são as barreiras que impedem a plena participação de alguma criança ou jovem? O que preciso fazer para promover a autonomia e participação de todos?”, explica.
.
A formação, gratuita, on-line e autoinstrucional, será disponibilizada para 17 municípios a nível nacional e os participantes receberão um certificado de conclusão. O curso será acessível com recursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas e audiodescrição. Para mais informações sobre o Edital, acesse o site do Instituto Chamex.
.
Sobre o Instituto Chamex
.
Criado em 2008, o Instituto Chamex coloca a criatividade como elemento central para a construção de uma educação mais acessível, inclusiva, equitativa e transformadora. Atuando em rede com diversos parceiros, o instituto fomenta o desenvolvimento de estudantes, professores e agentes da educação do ensino infantil, fundamental e médio, apoiando projetos nacionalmente e desenvolvendo projetos localmente. Dessa forma, busca transformar inúmeras realidades, possibilitando um novo futuro para milhares de brasileiros.
.
O Instituto Chamex faz parte da Sylvamo, a Empresa de Papel do Mundo, produtora dos papéis para Imprimir e Escrever Chamex, Chamequinho e Chambril, e segue suas diretrizes de responsabilidade social, sustentabilidade e ética, engajando seus profissionais e apoiando as comunidades, pois acredita que por meio da criatividade e da educação é possível impulsionar mudanças e acelerar soluções para transformar a vida de muitas pessoas.
.
Para mais informações, visite o site.
.
Sobre a Sylvamo
.
A Sylvamo (NYSE: SLVM) é a Empresa de Papel do Mundo com fábricas na Europa, América Latina e América do Norte. Nossa visão é ser o empregador, fornecedor e investimento preferido. Transformamos recursos renováveis em papéis dos quais as pessoas dependem para educação, comunicação e entretenimento. Com sede em Memphis, Tennessee, empregamos mais de 6.500 profissionais. As vendas líquidas para 2023 foram de US$ 3,7 bilhões. Para mais informações, visite o site da Sylvamo.
.
Sobre o Instituto Rodrigo Mendes (IRM)
.
O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Seus projetos têm como público-alvo educadores, gestores escolares e equipes de secretarias de educação, e estão organizados a partir de uma arquitetura de programas baseada em três pilares: produção de conhecimento, formação e advocacy.
.
Como se referir a pessoas com deficiência?
.
Atualmente, a principal referência para responder a questão é a “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, criada pela ONU em 2006. O documento recomenda o uso da expressão “pessoas com deficiência”. Ou seja, não se deve usar mais “portadores de deficiência” e “pessoas com necessidades especiais” – duas tentativas recentes de amenizar o estigma e o olhar negativo gerado pelas palavras. É prudente também evitar o uso de siglas, como PCD. “Pessoa com deficiência” é considerada a maneira adequada, porque não disfarça a existência de uma diferença e favorece a consciência de que, em alguns casos, é necessário um tratamento desigual para promoção da equidade.
.
By Cristhiane Nardini | FSB
Imagem Principal: Ilustrativa
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br/