Nova NR-1 exige atenção ao bem-estar emocional no ambiente de trabalho

Atualização da norma entra em vigor ainda em caráter educativo. Mas, para Flávia Morizono, da agência Joia, contratantes já podem adotar medidas simples para promover o bem-estar da equipe

A partir de 26 de maio, entra em vigor, em caráter educativo e orientativo, a atualização da Norma Regulamentadora NR-1, que determina que todas as empresas deverão identificar, avaliar e gerenciar riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A mudança representa um avanço nas políticas de segurança e saúde ocupacional, ao incluir fatores que afetam diretamente o bem-estar mental e emocional dos profissionais, especialmente nos setores que exigem alta performance, como o de eventos corporativos.

Para Flavia Morizono, diretora de planejamento e operações da Joia – Experiências que Transformam, agência de live marketing e eventos corporativos, as mudanças estabelecidas pela nova norma devem ter um impacto positivo no setor de eventos, que frequentemente lida com jornadas extensas e grande pressão para assegurar a eficiência, agilidade e cumprimento de metas desafiadoras.

A NR-1 revisada estabelece que as empresas devem criar ambientes de trabalho mais saudáveis e acolhedores, com medidas estruturais e preventivas para proteger a saúde mental. Entre as exigências estão a implementação de canais de comunicação aberta entre líderes e equipes, oferta de suporte psicológico, capacitação de gestores e treinamentos sobre saúde mental, além de ações que promovam o real equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

“Esses procedimentos previstos na nova legislação vão ajudar o mercado a evitar sobrecarga e exaustão das equipes, e criar condições de trabalho mais motivadoras, resultando em eventos mais seguros e bem planejados, além de melhorar a qualidade de vida dos profissionais envolvidos”, afirma a executiva.

 

Esforço coletivo – Flávia ressalta que, embora a legislação passe a vigorar efetivamente a partir do próximo ano, as empresas já podem iniciar a construção de uma cadeia mais produtiva e sustentável, com ações que envolvam tanto o desenvolvimento profissional quanto o pessoal, com base em diagnósticos que acolham questões psicossociais. “Momentos de integração, como cafés da manhã, almoços, happy hours e churrascos, são medidas simples, mas eficazes para fortalecer os laços e criar um clima mais leve e colaborativo na empresa”, sugere.

A agência já conta com o programa “De Frente com a Joia”, que tem como propósito desenvolver não apenas o profissional, como também o ser humano como um todo. O projeto já abordou temas como saúde, bem-estar, comunicação não violenta, entre outros. “Os resultados têm sido realmente incríveis, com alto índice de engajamento dos colaboradores”, declara. Neste ano, a empresa está investindo em uma consultoria focada no clima organizacional e nas relações interpessoais, tanto internas quanto externas.

As necessidades da mulher têm uma atenção especial na Joia. “Compreendemos os desafios da jornada dupla de ser profissional e mãe. Buscamos ao máximo oferecer flexibilidade e acolhimento, permitindo, inclusive, que as colaboradoras tragam seus filhos para o escritório quando não contam com uma rede de apoio”.

Para Flávia, criar um ambiente saudável é um esforço coletivo. “É importante envolver os funcionários e valorizar suas contribuições para tornar o espaço de trabalho cada vez melhor”, completa.

A diretora da Joia compartilha algumas recomendações:

Para gestores:

  • Estabeleça metas realistas
  • Distribua tarefas de forma equilibrada
  • Estimule pausas e momentos de descanso
  • Crie espaços de diálogo e acolhimento

Para colaboradores:

  • Compartilhe dificuldades com sua liderança
  • Respeite seus limites físicos e mentais
  • Participe das ações de bem-estar da empresa
  • Apoie seus colegas no dia a dia
  • Contribua com sugestões para melhorar o ambiente de trabalho

“Acredito que, juntos, vamos transformar essa mudança em algo positivo para todos!”, conclui Flavia.

Sobre a Joia – Experiências que Transformam – A empresa atua há 13 anos no segmento de eventos corporativos e é reconhecida por sua expertise em live marketing e excelência na execução de projetos inovadores. A agência se destaca pelo atendimento personalizado, escuta empática e foco na entrega de soluções que maximizem os benefícios e otimizem os custos para seus clientes. Essa abordagem estratégica e centrada no cliente consolidou a Joia como parceira de grandes marcas como TikTok, Volvo Trucks, Tim, Hospital A.C. Camargo, PagBank, Grupo Pão de Açúcar, JCB, Itaú, Honda, L´Occitane e Canon. Saiba mais clicando no site da empresa.

 

By Lilás Comunicaçao
Foto: Divulgação

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Consultor e engenheiro florestal.

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Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.