NOTA: Produtividade de Pinus taeda L. é analisada em um estudo que investiga os efeitos da omissão de nutrientes

 

O Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil (PPPIB) do IPEF realizou avaliações no estudo sobre o efeito da adição e omissão de nutrientes na produtividade de Pinus taeda L. em três sítios florestais distintos.

.

A análise mostra que a metodologia de adição e omissão de nutrientes é uma prática eficiente para identificar quais nutrientes de maior necessidade para atingir altas produtividades de plantações de Pinus taeda. O estudo reportou que a omissão de alguns nutrientes, como fósforo e potássio, pode reduzir significativamente o crescimento em volume do caule das plantas. Enquanto, a adição de outros nutrientes, como o cálcio e magnésio, pode potencializar o ganho em volume do caule.

.

O líder científico do PPPIB, Prof. Dr. Mauro Valdir Schumacher, ressalta que essa é uma avaliação inicial, mas o resultado, encontrado nas empresas filiadas ao Programa, mostra uma tendência favorável à fertilização mineral de Pinus.

.

Acompanhe as atividades do IPEF em Pesquisa do Pinus no Brasil pelo site

.

By IPEF

Imagem: Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.