Para muitos 50 anos é a meia idade. Hora de pensar em parar. Mas para a família Kracik Rosa 50 anos é só o início.
Sempre que vamos completar mais um ano de vida paramos para uma reflexão. Um momento de lucidez. Um momento de encarar os fatos. E um calafrio chega junto com a coragem e a vontade de se fazer mais.
Para muitos 50 anos é a meia idade. Hora de pensar em parar. Mas para a família Kracik Rosa 50 anos é só o início. Início de uma caminhada que é longa, desafiadora, competitiva, com curvas e subidas, onde muita força deve ser aplicada, mas muito carinho deve ser compartilhado, porquê 50 anos foi só o início para tudo que a família almeja para a Minusa.
Vamos contar uma história de força, de coragem, de amor entre irmãos, de superação e de conquistas. Prepare-se. Inspire-se, pois isso que você vai ver é real, são os sonhos se tornando realidade.
Natural do vale do Itajaí, a jovem moça de nome Bárbara conhece um rapaz chamado José Maria Ramos Rosa, ele natural da região serrana de Santa Catarina, Lages. Os laços se formam, e uma família é construída.
Com onze filhos, e a espera do décimo segundo, a família Kracik Rosa perde seu patriarca. Assim o bebê esperado, Rubens, nunca veria o pai, o qual era exemplo de homem forte, batalhador e um realizador de sonhos. Mas o legado do patriarca sempre foi característico e presente entre os irmãos, que cultivam sua memória e seguem os mesmos princípios.
Dona Bárbara seguiu em frente, com o luto em seus sentimentos e com toda a coragem e fé que o seu amado esposo e pai de seus filhos havia deixado. As crianças foram crescendo e o espirito de trabalho e empreendedorismo já fluía entre eles, pois todos começaram a trabalhar muito cedo.
Mas o ano de 1965 chegou e com ele um novo desafio. Carlos então reuniu os irmãos Alexandre, Rogério, Celso, Marcelo, Sergio e Rubens, e apresentou a ideia de montar uma oficina de tratores, pois na época havia a demanda para o concerto e reforma destas máquinas, mas não era encontrada mão de obra especializada na região. A cidade de Lages estava começando a se transformar em um polo madeireiro, assim a demanda de trabalho foi aumentando.
A Mecânica Kracik saiu dos sonhos e foi feita de tijolo e argamassa; com muito trabalho os irmãos juntaram seus conhecimentos e a mecânica especializada em tratores abriu as portas neste mesmo ano.
Sempre com o apoio da mãe, a Dona Bárbara, os irmãos construíram juntos este sonho. A humildade e a responsabilidade sempre faziam parte dos conselhos dados pela matriarca, que apostou tudo o que a família tinha, uma casa no Bairro Popular. Rubens, o caçula da família, hoje Diretor Comercial da empresa relembra que “a mãe vendeu o único bem material que tinham para apostar na ideia dos filhos, ela sempre nos apoiou e nos incentivou”.
O primeiro barracão da Mecânica Kracik originou-se na Av. Duque de Caxias e com ele o crescimento e o desenvolvimento de um novo projeto: fabricar as próprias peças. Com a dificuldade em ter acesso aos grandes polos fabris e a demora na entrega dos componentes pelos distribuidores os irmãos empreendedores decidiram fabricar sua própria linha de produtos.
E assim a Mecânica Kracik em 26 de outubro de 1967 se transforma em Minusa Tratorpeças Ltda. Com muita história, e com orgulho de tudo o que foi realizado, a família se emociona ao recordar.
Hoje a fábrica está instalada numa área de 100.000 m2, com mais de 30.000m2 de área construída, onde se concentram a fundição, forjaria, laminação, usinagem, caldeiraria, tratamento térmico, montagem, logística, e toda a administração. É uma empresa genuinamente nacional e certificada com ISO 9000/2008.
A Minusa é reconhecida publicamente como a maior revendedora de peças de material rodante da América Latina, e conta com 23 filiais estrategicamente instaladas para melhor atender todo o Brasil.
Esta empresa é a prova viva do esforço, perseverança, dedicação e união de uma família que soube ir à luta e conquistar seu espeço e todos os seus sonhos. São 50 anos de trabalho. São 50 anos de dedicação total desta família que apesar de todas as adversidades encontradas pelo caminho nunca hesitou e sempre trabalhou muito onde fez e faz a diferença até os dias atuais.Novos sonhos hoje passam nas mentes dos irmãos, filhos e netos. Porém a busca pelo desenvolvimento continuo visualizando a evolução e a perenidade da empresa assim como a união da família são as diretrizes básicas que associadas ao amor da Dona Bárbara e do Sr. José Maria pelos seus filhos, fazem com que tudo isso aconteça e se perpetue ao longo dos próximos anos.
Por Minusa