Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, a Kimberly-Clark na América Latina reafirma seu comprometimento em alcançar a equidade de gênero em sua força de trabalho e defendendo o progresso das mulheres na busca por oportunidades mais igualitárias.
“Na Kimberly-Clark, nós reconhecemos a responsabilidade que temos em desafiar o status quo, defender a equidade em nossas comunidades e quebrar estereótipos”, afirma Gonzalo Uribe, presidente da Kimberly-Clark na América Latina. “Criar mais diálogo e ação é fundamental se quisermos alcançar uma força de trabalho mais equilibrada em termos de gênero e criar mudanças positivas no mundo a nossa volta”.
Continuando em sua jornada, a companhia introduziu a inclusão como como uma nova parte de seus objetivos de diversidade e também expandiu sua meta de equidade de gênero para agora incluir gerentes. Atualmente, cerca de 40% das posições gerenciais nos negócios da Kimberly-Clark na América Latina são ocupadas por mulheres.
“Para atingir nossa visão de paridade de gênero, nós precisamos nos aprofundar em nossa organização para garantir que estamos atraindo, retendo e desenvolvendo mulheres mais cedo em suas carreiras. Fazendo isso, podemos construir um funil mais forte de líderes e, em última análise, nos tornar uma companhia com maior equilíbrio de gênero”, comenta Viviane Cury, VP de RH da Kimberly-Clark na América Latina.
Para adicionalmente apoiar sua jornada de inclusão, a companhia continua a lançar diversas iniciativas internas por toda a região, incluindo:
- Programa “She Can”: como parte dos esforços da companhia para alcançar 50% de mulheres em posições de liderança, a Kimberly-Clark lançou um novo programa de desenvolvimento para aumentar, inspirar e criar oportunidades de acompanhamento sênior para a próxima geração de mulheres líderes. Mais de 350 mulheres participam atualmente do programa, que inclui mentoria, autoavaliações, discussões em grupo e workshops.
- Treinamento “ID Matters”: uma série de treinamentos para todos os 46 mil colaboradores desenhada para aprofundar o entendimento sobre o tema para guiar ações diárias de inclusão.
———————————————————————————————————————————————
VEJA: AVANÇA A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA PÖYRY
———————————————————————————————————————————————
- Semana Global de Inclusão – uma semana de sessões de brainstormings colaborativos, palestras, workshops e painéis de discussão para endereçar equidade de gênero, antirracismo, vieses inconscientes e mais.
- Conversas Cuidadosas: uma série de painéis de discussão e apresentações com líderes seniores endereçando tópicos como igualdade de gênero, culturas inclusivas e liderança.
Como resultado de seu foco contínuo e investimento na criação de uma cultura inclusiva, a Kimberly-Clark já recebeu globalmente diversas premiações, como “Melhores Empregadores para Diversidade” pela Forbes, “Melhores Empresas para Mães que Trabalham” e o selo Great Place to Work.
Ações para equidade de gênero na América Latina
A Kimberly-Clark continua a expandir sua visão de equidade de gênero para além de seus muros, incorporando também as comunidades onde atua. A companhia e sua marca de cuidados pessoais femininos, Kotex® e Intimus®, são parceiras de diversas ONGS que ajudam no avanço da equidade para mulheres e meninas. Por exemplo, por meio de sua parceria com a Plan International, organização não governamental global que trabalha para avançar pelos direitos das crianças e pela equidade para meninas, Kotex® e Intimus® trabalham para endereçar as normas sociais, os estigmas e a discriminação em torno da puberdade e da menstruação, por meio de uma combinação de campanhas educativas em massa e treinamentos de construção de habilidades. A parceria está ajudando a alcançar mais de 1,6 milhão de indivíduos em todo o mundo, incluindo Brasil, Colômbia, Vietnã, Índia, China e Nigéria.
“Como líderes de mercado, estamos usando nossa voz para promover acesso à educação em escolas e comunidades, ajudando a quebrar os estigmas da menstruação que têm limitado meninas e mulheres por muitas gerações”, diz Samia Chehab, Líder Regional de Cuidados Femininos e Adultos da Kimberly-Clark na América Latina.
No Brasil, a companhia também tem atuado em uma jornada muito consistente no sentido de reforçar a presença de mulheres na companhia como um todo, em especial nas posições de liderança. “Em 2020 nós superamos a nossa meta e tivemos 41% de líderes mulheres em nossa operação no Brasil, sendo 50% quando olhamos apenas nas posições de diretoria. Nós sabemos que esse é um dos caminhos, e que precisamos cada vez mais reforçar as nossas ações e políticas nesse sentido, olhando para o mercado de trabalho e impactando a carreira das mulheres desde o início”, reforça Alessandra Morrison, diretora de RH da Kimberly-Clark Brasil.
Sobre a Kimberly-Clark
Kimberly Clark (NYSE: KMB) e suas marcas confiáveis são uma parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela engenhosidade, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais das pessoas, criamos produtos que ajudam as pessoas a experimentar mais daquilo que é importante para elas. Nosso portfólio de marcas, incluindo Huggies®, Kleenex®, Scott, ® Kotex®, Cottonelle®, Poise®, Depend®, Andrex®, Pull-Ups®, GoodNites®, Intimus®, Neve®, Plenitud®, Sweety®, Softex®, Viva® e WypAll®, ocupam o 1º lugar ou 2º lugar compartilhado em 80 países. Usamos práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que nossos negócios prosperem nas próximas décadas. Para se manter em dia com as últimas notícias e aprender sobre os quase 150 anos de história de inovação da empresa, visite kimberly-clark.com.
Por Luiza Borges
Imagem: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.