No ano passado, mais de 9,5 mil pessoas do entorno e colaboradores das unidades de Campina da Alegria, Santa Luzia e Indaiatuba foram impactadas pelas ações
A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, já envolveu 532 pessoas nas atividades do Programa de Educação Ambiental no primeiro semestre de 2025. No ano passado, mais de 9,5 mil pessoas do entorno e os próprios colaboradores das unidades fabris em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais foram beneficiadas – com 861 horas de encontros e atividades que colocaram em debate questões sobre meio ambiente e sustentabilidade.
O programa existe desde 2008 e é conduzido pela área de Gestão de Sustentabilidade, Qualidade e Meio Ambiente e pela unidade florestal, com o apoio do setor de marketing da companhia – que elaborou a Cartilha Educativa, distribuída em todas as ações desenvolvidas nas escolas
Neste ano, as atividades foram divididas em seis etapas na Escola de Educação Básica Galeazzo Paganelli, na Campina da Alegria, município de Vargem Bonita, no Meio-Oeste de SC. Os alunos conheceram, por meio de objetos, como ocorre o processo produtivo da Irani e também foram desafiados a ampliar o conhecimento sobre resíduos, a importância da reciclagem, reutilização e coleta seletiva. A partir do plantio de sementes de árvores nativas, eles também tiveram a oportunidade de acompanhar a germinação das plantas e, depois, através de uma dinâmica de contação de história e um jogo, compreender melhor os conceitos de economia circular e compostagem.
Além disso, os alunos participaram de uma caminhada pela Trilha Ecológica dos Xaxins, situada na Reserva Particular do Patrimônio Natural Estatual – RPPNE, onde puderam conhecer de perto diversas espécies da fauna e flora locais. Para encerrar os encontros, está prevista a realização de uma gincana, com o objetivo de reforçar, de forma lúdica e divertida, os conhecimentos adquiridos ao longo das atividades.
Nessa mesma escola, em parceria com a Junior Achievement de Santa Catarina, a companhia também irá aplicar o programa ‘Nosso Planeta, Nossa Casa’, com a turma do 5º ano, sob a condução de 2 voluntários. Serão 15 alunos participando das atividades.
Na Escola Estadual Senador Bernardo Monteiro, em Santa Luzia (MG), as crianças também participaram do programa da Junior. A ação contou com a participação de 5 voluntários da Irani, que dedicaram o seu tempo e conhecimento para inspirar os estudantes sobre a importância da sustentabilidade e o cuidado com o planeta. Foram 53 alunos participando desta ação.
Na unidade paulista de Indaiatuba, uma prática diferente e que complementa o que foi aprendido nas escolas: o cultivo de uma horta orgânica, administrada por um jardineiro da Irani, responsável pela produção de alface, temperos e mudas de pimenta com o reaproveitamento de nutrientes como folhas que caem das árvores como adubo natural. Os ingredientes frescos são utilizados no restaurante da companhia.
“As ações de educação ambiental buscam sensibilizar crianças e adolescentes sobre temas como sustentabilidade, preservação ambiental e uso responsável dos recursos naturais”, ressalta o gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Irani, Leandro Farina. “Acreditamos que investir na educação ambiental é semear o futuro. Quando trabalhamos esses valores desde cedo, ajudamos a formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente”, destaca Leandro.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Professora Yara C. Nicoletti, localizada em Vargem Bonita possui 285 hectares de Mata Atlântica e abriga espécies diversas em status de atenção ou ameaça, cumprindo um papel fundamental na conservação ambiental. Neste ano, 81 alunos de escolas da região já visitaram a reserva RPPNE. A manutenção deste espaço reforça o comprometimento da Irani com ações de preservação ambiental e engajamento com seus stakeholders.
Além das áreas florestais certificadas, a Irani possui áreas com vegetação nativa – como as APPs (Áreas de Preservação Permanente) e a Reserva Legal, que hoje cobrem 49,2% da totalidade do uso do solo na base florestal da empresa em SC. Essas áreas desempenham papel crucial na criação de corredores de biodiversidade.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.
By ANK Reputation
Foto: Divulgação