Iniciativa irá reconhecer os fornecedores da empresa com classificação Bronze, Prata e Ouro, incentivando inovação, qualidade e práticas sustentáveis
Com o objetivo de fortalecer o relacionamento com seus fornecedores e promover o desenvolvimento contínuo da cadeia de suprimentos, a IPEL, indústria referência na produção de papéis tissue, acaba de lançar o Programa de Parceiros IPEL (PPI). A iniciativa irá avaliar o desempenho dos fornecedores e classificá-los em três categorias — Bronze, Prata e Ouro — a partir de critérios como qualidade, pontualidade, inovação, custo, atendimento e sustentabilidade.
Segundo o gerente de compras da IPEL, Orlando Nitzke Palmeiro, o programa surgiu da necessidade de estruturar ainda mais as relações comerciais da empresa, alinhando seus parceiros aos valores, metas e exigências estratégicas da companhia. “Queremos promover o desenvolvimento contínuo dos nossos fornecedores, garantir a qualidade e a sustentabilidade da nossa cadeia de suprimentos, estimular a inovação e, acima de tudo, reconhecer a performance daqueles que se destacam. Com o PPI, criamos uma jornada colaborativa que beneficia todos os envolvidos”, afirma.
A implementação do programa ocorrerá de forma gradual, envolvendo diagnósticos de desempenho, planos de ação personalizados e acompanhamento constante. “Os fornecedores terão um papel ativo nesse processo, contribuindo com melhorias, cumprindo metas definidas e participando de capacitações, auditorias e rodadas de feedback. Não é apenas uma avaliação, é um convite para evoluirmos juntos”, explica Orlando.
A classificação levará em conta indicadores quantitativos e qualitativos, como a qualidade dos produtos e serviços entregues, a pontualidade nas entregas, a competitividade nos custos, o atendimento e suporte técnico oferecidos, as iniciativas de inovação e a adesão a boas práticas de sustentabilidade e compliance.
As avaliações serão feitas anualmente. Em 2025, como projeto-piloto, será considerado um período menor. Análises internas, visitas técnicas e reuniões de alinhamento com os fornecedores farão parte do processo.
Benefícios e reconhecimento
Além de reconhecimento institucional, os fornecedores mais bem classificados terão benefícios práticos. “Fornecedores classificados como Ouro terão prioridade em novos projetos, acesso a benefícios exclusivos (como treinamentos, visitas técnicas, e oportunidades de cocriação) e receberão reconhecimento público durante eventos da IPEL, podendo utilizar o selo de ‘Parceiro Ouro’ em suas comunicações. Os fornecedores Prata e Bronze também receberão incentivos proporcionais ao seu desempenho”, detalha Orlando.
Compromisso com o ESG
Um dos pilares centrais do PPI é a promoção de boas práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança). A sustentabilidade, a responsabilidade social, a diversidade e a integridade corporativa serão avaliadas como parte dos critérios de classificação dos parceiros — o que é também uma forma de incentivo a essas iniciativas. “Estamos comprometidos em construir uma cadeia de fornecimento que reflita nossos valores de responsabilidade e inovação”, complementa o gerente de compras.
Visão estratégica da liderança
Para o CEO da IPEL, Luciano de Liz Barboza, o PPI reforça a visão da empresa de crescimento conjunto e de construção de relações de longo prazo com seus parceiros. “O PPI tende a fortalecer significativamente o relacionamento, criando um ambiente de confiança, transparência e parceria de longo prazo. Ao envolver os fornecedores em um processo estruturado de melhoria contínua, a IPEL constrói uma cadeia mais resiliente, eficiente e alinhada aos seus valores e metas estratégicas. Todos ganham quando há transparência, colaboração e propósito compartilhado”, destaca o executivo.
A comunicação oficial do programa será realizada em breve aos fornecedores participantes da primeira fase, que contempla o diagnóstico inicial dos parceiros, com a definição dos primeiros planos de desenvolvimento. Nos próximos anos, a expectativa da IPEL é elevar o nível de maturidade da sua cadeia de suprimentos e conquistar ganhos mútuos em qualidade, inovação, sustentabilidade e eficiência.
Sobre a IPEL
Fundada há 40 anos em Indaial (SC), a IPEL é uma das maiores companhias brasileiras do setor de tissue. Sua produção de papel higiênico, papel toalha e guardanapos chega a mais de 7 mil toneladas ao mês, com distribuição em mais de 3 mil clientes de varejo, com a linha doméstica, e atacado, com a linha profissional. A empresa conta com cerca de 800 profissionais diretos e possui um portfólio de marcas próprias (Nobby, Ness, Qualité, Natureza, Top One, Adorable, Mollis, Mondeo e Superpel), além de produção private label.
Mais informações: www.ipelpapel.com.br
By Trevo Comunicação
Foto: Divulgação