IPEL aposta no crescimento sustentável como marca da empresa

Representante do segmento de tissue, indústria de Santa Catarina está entre as maiores do país e quer ser vista como um bom exemplo para setor de produção de papel como um todo

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A indústria de papel e celulose tem conquistado destaque no mercado brasileiro nos últimos anos pela sua produção e representatividade fora do país. Em 2022, o Brasil alcançou o topo do pódio como o maior exportador da fibra, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A produção nacional de celulose atingiu quase 25 milhões de toneladas naquele ano, enquanto a de papel registrou 11 milhões de toneladas, expansão de 10,9% e 3,5% no ano, respectivamente, de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Esse aumento na produção de papel foi impulsionado, em parte, pela linha de tissue, que teve crescimento anual de 6,7%.

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O consumo de produtos para fins sanitários, que inclui papel higiênico, lenços e guardanapos, apresentou crescimento de mais de 50% nos últimos 15 anos, conforme dados da Ibá e da Comex Stat. No entanto, à medida que o mercado se expande, cresce também a preocupação com o meio ambiente. Conscientes dos desafios enfrentados pelo setor nesse sentido, muitas empresas têm investido em soluções sustentáveis para mitigar impactos, promovendo melhores práticas. Um exemplo desse compromisso é a empresa IPEL, sediada em Santa Catarina, que se destaca como uma líder na busca por sustentabilidade no segmento de tissue.

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“A IPEL possui um dos parques fabris mais modernos do país, o que não apenas aumenta a produtividade, mas também reduz a geração de resíduos e o consumo de energia, além de implementar um tratamento eficiente de água e efluentes. Além disso, investimos em iniciativas de reciclagem e economia circular, o que já rendeu à empresa a prestigiada certificação FSC (Forest Stewardship Council®), que garante que a matéria-prima que utilizamos provém de fontes renováveis”, destaca o CEO da empresa, Luciano de Liz Barboza.

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A IPEL também é certificada pela ISO 9000, assegurando que a empresa adota práticas que seguem rigorosos padrões de qualidade e já recebeu outros reconhecimentos, incluindo o Certificado de Destaque Ambiental – Selo Verde do Jornal do Meio Ambiente, do Estado de São Paulo, e o Certificado de Energia Renovável 2023.

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Nos últimos dois anos, a companhia estabeleceu a gerência de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), demonstrando seu compromisso contínuo com a sustentabilidade em todas as suas operações. Além disso, em 2023, iniciou um ambicioso projeto de ESG (Ambiental, Social e Governança), visando ações nos próximos cinco anos, destacando ainda mais seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.

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“Essas iniciativas diferenciam a IPEL no mercado e a capacitam a tomar decisões mais acertadas e a se adaptar melhor às mudanças, contribuindo para o alcance de seus objetivos estratégicos e para um futuro mais sustentável para a indústria brasileira de papel”, pontua o CEO.

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Luciano de Liz Barboza é CEO da IPEL – Divulgação IPEL

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Cuidando da própria casa

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A IPEL tem sede em Indaial, no Vale do Itajaí. Ao longo de suas quatro décadas de existência, a empresa, que emprega mais de 800 pessoas, desenvolveu uma relação de proximidade com a comunidade. Recentemente, esses laços foram ainda mais estreitados, a partir do momento em que ela resolveu abraçar um projeto revolucionário de arborização que está sendo desenhado para o município.

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Com outros parceiros que encabeçam o projeto, está sendo construído um Plano Diretor de Arborização Urbana, que deve servir de exemplo para outras cidades e estados. Na fase inicial da construção do plano, foram mapeadas as árvores existentes nos principais bairros da cidade e os pontos potenciais de plantio (descobriu-se que mais de 4 mil mudas podem ser plantadas ao longo dos próximos anos). A IPEL está oferecendo todo o aporte necessário para que isso se torne realidade.

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Sobre a Ipel

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Fundada há 40 anos em Indaial (SC), a Ipel é uma das maiores companhias brasileiras do setor de tissue. Sua produção de papel higiênico, papel toalha e guardanapos chega a mais de 6 mil toneladas ao mês, com distribuição em mais de 3 mil clientes de varejo, com a linha doméstica, e atacado, com a linha profissional. A empresa conta com mais de 800 profissionais diretos e possui um portfólio de marcas próprias (Nobby, Ness, Qualité, Natureza, Top One, Adorable, Mollis, Mondeo e Superpel), além de produção private label.

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Mais informações: www.ipelpapel.com.br

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By Francieli Corrêa | Trevo Comunicação

Imagens: Divulgação IPEL

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