O Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) do IPEF esteve em Três Lagoas (MS) para acompanhar o surto atual de lagartas em plantios recém-implantados.
.
Realizada por Carlos Wilcken, líder científico do PROTEF, a visita verificou que, inicialmente identificada como Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus (Lepidoptera: Pyralidae), a lagarta tem atacado mudas de eucalipto com até 90 dias após implantação, causando broqueamento, tombamento e mortalidade das mudas, no Mato Grosso do Sul e também em Minas Gerais.
.
O PROTEF, em parceria com empresas filiadas Arauco, Corus, Dexco, Eldorado, MS Florestal e Suzano, está trabalhando em um plano de manejo para essa lagarta, que teve o último surto registrado para o eucalipto há mais de 40 anos, na década de 80.
.
O Programa está elaborando ainda um Alerta com dados sobre a identificação, histórico da praga e estratégias de controle, que em breve será divulgado.
.
By IPEF
Imagem: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: