FEIMEC 2024 evidencia a capacidade de modernização e crescimento do setor

Sustentabilidade, Indústria 4.0, Inteligência Artificial e o novo modelo de oneração da folha de pagamentos pautam quarto dia do evento. Empresas expositoras celebram volume expressivo de vendas

.

Um dos temas que vem pautando a FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos é a repercussão do acordo firmado esta semana entre governo federal e o Congresso para retomar, gradualmente, a oneração da folha de pagamentos para os 17 setores intensivos em mão de obra. Em 2024, a alíquota zero fica mantida, que será retomada de forma escalonada nos próximos anos.

.

“Se por um lado o novo sistema pode provocar uma perda de competitividade e afetar as exportações, que hoje representam 30% do nosso faturamento, por outro, obtivemos a garantia de estabilidade do atual sistema em 2024, o que evitou ter uma interrupção no meio do ano, no meio do exercício, de tudo o que as empresas já tinham planejado”, considerou o presidente-executivo da ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos, José Velloso.

.

Velloso reafirmou a pujança do setor de máquinas e equipamentos e sua capacidade de modernização e de crescimento do setor. Ele se referiu às mais de 1.100 marcas expositoras que participam do evento, uma iniciativa da associação, organizada pela Informa Markets. A FEIMEC este ano ocupa 80 mil metros quadrados do São Paulo Expo e termina no dia 11 de maio.

.

Expectativas superadas em negócios e networking

.

​​Para o diretor de Comercialização da Romi S.A. e coordenador do comitê organizador da FEIMEC, Maurício Lopes, o evento atendeu 100% as expectativas da companhia. “É um evento que oferece ao visitante perspectivas para seu negócio, a partir de tecnologias que podem não apenas incrementar, mas compor, atualizar e adequar a indústria para que se torne mais produtiva e competitiva”, comentou.

.

Lopes conta que a Romi se preparou para receber esse visitante qualificado. “Trouxemos uma gama de soluções inovadoras para que o visitante perceba o evento como um catalisador de tendências e tecnologias de ponta”, disse. E completou: “Além de tudo o que já falamos, a FEIMEC 2024 se consolidou também como ponto de encontro dos principais players desse mercado, tomadores de decisão e especialistas, o que confere ao evento a credencial de palco de negócios para a indústria”. A ROMI atua desde 1930 e produz máquinas e equipamentos para os mais variados setores da indústria, como óleo e gás, mineração, aeronáutica, defesa, fabricantes e fornecedoras da cadeia automobilística, bens de consumo em geral, máquinas e implementos agrícolas e máquinas e equipamentos industriais e é um dos destaques da FEIMEC da 2024.

.

.

Várias empresas expositoras destacaram a expressiva participação da FEIMEC no seu faturamento anual. O gerente de Marketing da Staubly, Bruno Caumo, está otimista em relação ao crescimento do faturamento da empresa para esse ano e credita parcialmente ao evento a boa fase da empresa. “O nosso faturamento deve ser 30% superior ao de 2022. A FEIMEC é uma feira que não pensamos duas vezes para participar. Esta edição impressiona pelo tamanho e o número de expositores internacionais, o que revela que o mundo está caminhando com a gente”.

.

Já o proprietário da SGL Laser, Marcel Mariano Rodrigues, comentou que a feira superou as expectativas: “Fechamos a venda de quatro máquinas de corte a laser do nosso modelo em destaque, o LF 30156A. A participação no evento e as prospecções geradas devem responder por 30% do nosso faturamento anual”, informa Rodrigues.

.

“Essa feira nos proporciona grandes negócios e muita visibilidade para nossos lançamentos”, avalia o coordenador de marketing do Grupo Baw, Luan Hoffmann, sobre a importância do evento na estratégia da empresa. O Grupo BAW Brasil, que atua no desenvolvimento e fabricação de equipamentos CNC de alta definição para Corte Térmico e Soldagem, destacou duas marcas durante a Feimec 2024: a Lineacord 4.0, com foco na revolução da indústria 4.0, e Kemppi, de tecnologia de soldagem a arco. “Muitos clientes vêm conhecer nossos lançamentos e também acabam fechando a compra de outros produtos. Avaliamos que fecharemos o mês de maio com um aumento de faturamento 20% maior em comparação ao mesmo período de 2023”, completa Hoffmann.

.

Outra empresa que usa a FEIMEC como estratégia para aumentar o faturamento é a SOS Laser, focada no mercado de reposição para máquinas de corte a laser. Destacando a organização e dimensão da quarta edição do evento, o diretor da SOS Laser, Claudio Beserra, considerou a participação bastante positiva e confirmou a consolidação de contratos durante o evento. Segundo Beserra, a presença na feira significa um aumento médio de 10% no faturamento anual da empresa.

.

.

A supervisora comercial da Cobsen, Isabela Sartorelli, empresa líder na área de proteções e equipamentos para máquinas industriais, considerou muito promissora a participação na Feimec nesse ano pós-pandemia. Para ela, “o networking está sendo muito proveitoso e já temos alguns negócios fechados e outros em negociação, resultados que devem responder por uma média de 20% no nosso faturamento anual”.

.

Tecnologia aliada à sustentabilidade

.

A sustentabilidade é uma das pautas da indústria e tema central na 4ª edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, junto com Indústria 4.0 e Inteligência Artificial. Como aliar tecnologia e sustentabilidade? Quais são as oportunidades que a cultura ESG traz para o mercado global? Essas perguntas foram respondidas no Parque de Ideias, no evento.

.

“Sabemos que sustentabilidade é a possibilidade de extrairmos menos recursos do que o planeta pode nos oferecer. E a sustentabilidade está diretamente relacionada à demanda. “A indústria deve atender o mercado com responsabilidade”, afirmou o gerente nacional de Serviços da Interflon, Cleber Amaro, que apresentou a palestra: “Tecnologia aliada à sustentabilidade”.

.

De acordo com Amaro, a tecnologia gera benefícios com soluções para reduzir o consumo dos recursos e manter a demanda. Como exemplo, as lâmpadas LED, que são mais sustentáveis, 80% mais econômicas e oferecem mais durabilidade. No entanto, ele frisou que “não adianta ter um produto sustentável se as práticas da indústria forem inadequadas”.

.

Ao citar práticas inadequadas, Cleber se referiu às ações humanas. “Por melhor que seja a tecnologia, é preciso investir na capacitação técnica das pessoas. Mesmo porque, é mais barato investir em soluções do que em reparos”. Mas o especialista deixou claro que é fundamental que a indústria certifique se a tecnologia empregada em prol da sustentabilidade está trazendo retorno. “Os processos devem estar alinhados, ao passo em que os profissionais precisam de ferramentas adequadas, além da capacitação”.

.

Em outro painel, a discussão abordou o papel das indústrias versus universidades no apoio à inovação. Keren Bigao, do Fundep (Fundação de Apoio da UFMG), apresentou o Mover (Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação), cujo objetivo está em aumentar as exigências de ações sustentáveis na indústria, mantendo o foco na inovação tecnológica.

.

Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal para impulsionar a modernização e a sustentabilidade nas áreas de mobilidade e logística no Brasil. “O enfoque principal é a neoindustrialização do país. Por isso, o programa veio para promover ativamente as atividades de pesquisa, de modo a contribuir para o avanço tecnológico e a competitividade na indústria nacional”, frisou Keren.

.

Ainda segundo a palestrante, “quando recursos e conhecimentos são unidos e compartilhados, maximizam o potencial da inovação”. Como materializar a inovação, então? Na palestra, ela explicou que, entre as opções, temos justamente os programas de fomento e incentivos. Neste caso, o Programa Mover.

.

Serviço:

.

4ª FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos

Data: 7 a 11 de Maio de 2024.

Horários: De 3ª e 6ª (das 10 às 19h) e sábado (das 9h às 17h).

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos.

Promoção e Organização: Informa Markets

Credenciamento de Imprensa – Pavilhão São Paulo Expo

.

Sobre a FEIMEC – feimec.com.br

.

A FEIMEC se transformou em uma plataforma de negócios completa para todos os segmentos industriais, nacionais e internacionais, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 60 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma ferramenta de conteúdos e negócios exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade.

.

Sobre a Informa Markets – informamarkets.com.br 

.

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua há mais de 27 anos na América Latina, e conta hoje com três unidades de negócios: Brasil, México e Latam Hub, responsáveis pela entrega de mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

.

By Valeria Bursztein | Mailingimprensa

Imagens: Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

 

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.