Dispositivo inovador alerta os trabalhadores sobre situações de risco em canteiros de obras e fábricas

Trackfy, da Bahia, desenvolve dispositivo acoplado em capacetes que emitem dados em tempo real sobre localização e movimentação de trabalhadores nas unidades, identificando gargalos e melhorando segurança nesses ambientes

.

A startup Trackfy Tecnologia desenvolveu uma solução para aprimorar as condições de segurança em canteiros de obras e plantas industriais, que chama a atenção pela forma inusitada com que é aplicada. A inovação já vem sendo utilizada por trabalhadores de grandes empresas de polos fabris em Camaçari (BA), Cubatão (SP) e Mauá (SP). Chama a atenção pela praticidade com que pode ser incorporada.

.

A solução tecnológica é um dispositivo que fica acoplado em capacetes (também em crachás) e emite, em tempo real, dados e informações para uma plataforma em nuvem. A solução utiliza recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos.

.

O CEO da Trackfy, Túlio Cerviño, explica que a segurança é aprimorada porque, com o monitoramento em tempo real e a análise de dados, os gestores de canteiros de obras e de plantas industriais acompanham a presença de suas equipes de operários nas áreas industriais, de forma 100% digital e integrada a um sistema de análise, planejamento e alertas. “Conseguimos identificar quando os trabalhadores estão em zonas ou situações de maior risco. Em caso de emergências, acidentes ou sinistros em geral, o alerta para ação da equipe de emergência ou evacuação de áreas é imediato e direto”, conta.

.

Túlio Cerviño

.

Assim, o dispositivo permite o controle dos trabalhadores que de fato conseguiram deixar as zonas em emergência. “Esse controle que, até então, era feito por observação, aqueles que o encarregado pelo canteiro de obra conseguisse enxergar, e por uma lista de chamada manual, agora tudo passa a ser automatizado, tornando o processo eficiente, sem falhas e protegendo vidas”, explica.

.

A tecnologia possui um módulo constituído por hardwares IoT e um sistema para captação de dados, análises, insights e gestão. Além disso, inclui o módulo Trackfy Docs, um software para aprovação digital de documentos, que podem ser gerados automaticamente pelo Trackfy ou inseridos manualmente no sistema.

.

Entre as empresas que já são clientes da Trackfy e que utilizam essa tecnologia, estão grandes nomes dos setores Químico, Petroquímico, Siderurgia Mineração e Construção Cívil. O CEO da Trackfy explica que a solução é exclusivamente para fins de gestão operacional de canteiros e plantas, observando, dessa forma, os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da legislação trabalhista. Além de estar alinhada a 3 dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da agenda 2030 da ONU.

.

SOBRE A STARTUP

.

A Trackfy foi fundada em 2020, em Salvador, por Túlio Cerviño, engenheiro mecânico, com experiência na atividade industrial, e pelo cientista da computação Félix Faria, CTO da startup. A empresa começou suas atividades no mercado em 2021. Hoje, dispõe de sede também em São Paulo.

.

Em dois anos de operação, a startup recebeu aportes de investidores-anjos e também participou de uma rodada de investimentos. A participação em uma segunda rodada está prevista para 2024. “Os recursos iniciais foram aplicados principalmente na compra de hardwares, no time de desenvolvimento para aprimoramento da solução Trackfy e em testes iniciais de marketing e máquina de vendas”, informa Cerviño.

.

Hoje, a Trackfy atende a oito empresas clientes, totalizando nove unidades atendidas. O faturamento da empresa dobrou em 2023, e o ritmo de crescimento estimado para 2024 é promissor.

.

.

By Engenharia de Comunicação

Imagens: Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.