Com aumento de 0,65% para o tipo comum e de 0,97% para o S-10 no comparativo com o fechamento de novembro, valores chegaram a R$ 6,19 e R$ 6,27, respectivamente
De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum e o S-10 alcançaram, na primeira quinzena de dezembro, os maiores preços médios do ano. Após aumento de 0,65% no período, o tipo comum chegou ao valor de R$ 6,19, enquanto o S-10 registrou média de R$ 6,27 e alta de 0,97%.
“Pelo quarto período consecutivo, as médias de preços dos dois tipos de diesel bateram o recorde do ano. Também nos chamou a atenção o fato de todas as regiões do Brasil apresentarem aumento no valor do combustível”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
Na análise regional, o Nordeste se destacou com os maiores aumentos do período: de 1,94% para o diesel comum, que alcançou a média de R$ 6,32, e de 1,28% para o S-10, que também chegou a R$ 6,32 nas bombas nordestinas. Porém, foi no Norte que as maiores médias regionais foram encontradas. O tipo comum chegou a R$ 6,78 e o S-10 a R$ 6,66. Enquanto isso, o Sul apresentou os menores preços, de R$ 6,00 para o comum, e R$ 6,09 o S-10.
Na avaliação por estados, o destaque foi o Acre que registrou as maiores médias para os dois tipos de diesel. Após aumento de 0,13%, o comum alcançou o valor de R$ 7,61 no estado, enquanto o S-10, que também teve um acréscimo de 0,13%, chegou a R$ 7,58.
Já o menor preço do diesel comum foi registrado nos postos de Santa Catarina, a R$ 5,96, resultado de uma redução de – 0,17%. Enquanto isso, o maior aumento do período para o combustível, de 2,81%, aconteceu no Ceará, onde foi encontrado a R$ 6,59, e a maior redução, de -2,68%, se deu no Amazonas, alcançando a média de R$ 6,53 nas bombas do estado.
O menor preço para o diesel S-10 também foi registrado no Sul. Foi no Paraná que as médias mais baixas foram encontradas, a R$ 6,08, mesmo após um incremento de 1,33% no período. Já o maior aumento, de 2,62%, aconteceu em Sergipe, o que fez o combustível alcançar a média de R$ 6,26. Já a maior redução aconteceu no Amapá, de -0,27%, levando o S-10 a R$ 7,46.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
Sobre a Edenred Mobilidade
A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom e Taggy. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.
Juntas, desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição.
No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.
By RPMA