CRAS Madeira inaugura loja própria no Casa Shopping, no Rio de Janeiro

Espaço vai oferecer todo o portfólio de produtos com origem de madeira inteiramente certificada da empresa

O consumidor carioca que pretende iniciar uma construção ou reforma de qualquer ambiente, particular ou corporativo, vai ganhar um novo espaço para encontrar um enorme portfólio de produtos de madeira com origem 100% legal e certificada. A partir deste sábado (21), a CRAS Madeira abre sua primeira filial no Rio de Janeiro, no Casa Shopping, na Barra da Tijuca. Com cerca de 70 m2, a loja terá opções como móveis rústicos, decks, painéis, assoalhos, lambris, forros e vigamento, combinando ao mesmo tempo requinte, beleza, praticidade e conforto. Além dos produtos que já são tradicionais da empresa, haverá ainda uma área com forno e churrasqueira, para a realização de eventos corporativos.

Os especialistas da CRAS Madeira estarão à disposição dos arquitetos, construtores e clientes finais para todo o processo de confecção de projetos, venda, instalação, assessoria técnica e pós-venda. E o público poderá ainda conhecer todos os benefícios proporcionados pelos itens de madeira, incluindo a sustentabilidade do planeta e a diminuição do efeito estufa.

“É um erro achar que a exploração da madeira é prejudicial. Ao contrário, desde que seja proveniente de manejo sustentável e tenha origem inteiramente comprovada, como no nosso caso, ela ajuda na questão da sustentabilidade ao também substituir ou pelo menos reduzir a utilização do concreto e do aço, totalmente antiecológicos”, explica Rodrigo Chitarelli, diretor-presidente da CRAS Brasil.

Nos primeiros dias, a loja estará em regime de soft open, até a inauguração oficial, que acontecerá no dia 3 de outubro. O horário normal de atendimento seguirá o do Shopping, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; sábado, das 10 às 21h; e domingos, das 14h às 20h.

A loja faz parte do plano de expansão da empresa, que no ano passado deu o pontapé inicial em seu plano de atuar junto ao consumidor final ao inaugurar sua primeira loja, em Itaipava, na região Serrana. Agora em agosto, abriu em São Paulo um show-room dentro da loja Beach & Country da Artefacto, em São Paulo.

“Se antes trabalhávamos com a exportação de 100% de nossa madeira, hoje o mercado interno já responde por quase 50% da demanda, então precisamos aumentar a oferta de nossos produtos para o público nacional, e a ideia é não parar por aí”, completa Rodrigo.

Manejo responsável
A CRAS Madeira realiza seu manejo florestal no Pará, extraindo madeira de espécies nativas, e adota uma abordagem rigorosa que respeita a maturação natural das árvores. Este método assegura que a área possa se regenerar e continuar a desempenhar seu papel na absorção de carbono, contribuindo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Além disso, uma nova tecnologia implementada pela companhia permite que o consumidor final saiba com precisão de onde vem a madeira do produto que ele está adquirindo. Para isso, basta solicitar na hora da compra a opção de rastreio da madeira. A leitura é feita por meio de um QR Code, que indica a espécie com seu nome científico e o manejo florestal contendo o número da autorização de exploração florestal emitida pelo IBAMA. A tecnologia utilizada mostra no mapa a área exata na floresta da madeira colhida que deu origem ao produto.

A madeira da empresa é certificada e está de acordo com a lei, comprovando que é obtida através de práticas sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico, promovendo o desenvolvimento das comunidades florestais e garantindo a legalidade e sustentabilidade de seus produtos.

O Documento de origem florestal (DOF)
Na hora de comprar um produto de madeira, é fundamental pedir os documentos que indicam a rastreabilidade da cadeia produtiva, que comprova a origem e certificação, garantindo que o produto foi obtido através de práticas sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico.

No varejo ou no atacado, tanto o consumidor final quanto a pessoa jurídica – como arquitetos e empresas de construção civil – precisam exigir que na nota fiscal conste do DOF (Documento de Origem Florestal), comprovando que aquele produto faz parte de um projeto verde. O consumidor que não solicita essa informação pode estar comprando algo ilegal, que prejudica o meio ambiente e toda a sociedade.

Todas as notas dos produtos comercializados pela CRAS Madeira possuem o DOF, uma vez que a matéria-prima utilizada vem de florestas certificadas ou de origem controlada, e todo o percurso da madeira é rastreado até chegar ao consumidor, controlando toda a cadeia produtiva.

Sobre a CRAS Brasil
Fundada em 2011, a CRAS BRASIL atua na originação, industrialização e comercialização de commodities agrícolas: agronegócio (processamento de amendoim), madeiras beneficiadas e trading (soja, milho, glicerina).

Líder brasileira na exportação de óleo de amendoim para a China, a empresa também comercializa farelo de amendoim para nutrição animal no mercado interno, farelo de soja, comercialização de madeiras proveniente de manejo sustentável e com certificação FSC® como ipê, maçaranduba, angelim-vermelho, cumaru. Ainda possui unidades de energia e comercialização de glicerina bruta, refinada e sebo bovino.

Sua matriz está localizada em Petrópolis (RJ) e possui empresas nas cidades de São Paulo (SP), Itaju (SP), Belém (PA), Cascavel (PR), Rio Verde (GO), Pequim (China) e Miami (FL, EUA).

 

By GWA Comunicação Estratégica

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.