Com quase 20% de crescimento ao ano, mercado de adjuvantes se consolida para a eficiência e sustentabilidade no agro brasileiro

Alinhada com a evolução do uso de adjuvantes no Brasil, Laborsan Agro lança linha LabMulti, um potencializador multifuncional de ativos totalmente desenvolvido de forma sustentável

O mercado de adjuvantes no Brasil teve um crescimento expressivo, alcançando o valor de R$ 2,9 bilhões em 2023 e registrando uma média de crescimento anual de 19% desde 2015, de acordo com dados da Kynetec.

O setor é liderado pela cultura da soja, que responde por 56% da demanda e conta com uma adesão de 98% dos produtores, especialmente na região Centro-Oeste, que concentra 41% das compras de adjuvantes. Estes produtos são amplamente utilizados para melhorar a cobertura, aderência e absorção de defensivos, promovendo uma aplicação mais eficiente e sustentável.

A crescente relevância dos adjuvantes no agronegócio brasileiro reflete a busca por maior produtividade e pela redução dos impactos ambientais. Com a capacidade de reduzir a deriva, os adjuvantes minimizam a dispersão de agroquímicos e potencializam a eficácia dos ingredientes ativos, garantindo melhores resultados no campo e promovendo a segurança do aplicador.

Além disso, em resposta às condições climáticas adversas e à demanda por práticas agrícolas responsáveis, os adjuvantes se tornaram uma solução essencial para os agricultores que desejam maximizar a eficiência de suas operações e atender às exigências do mercado.

LabMulti: inovação da Laborsan Agro no segmento de adjuvantes
Alinhada com a evolução do mercado de adjuvantes, a Laborsan Agro lançou a linha LabMulti, um potencializador multifuncional de ativos. Ela aumenta a cobertura foliar e a penetração na camada cerosa das folhas, promovendo umectação e adesão, o que garante mais efeito do ingrediente ativo na planta. Ao preparar a calda, ela ainda atua reduzindo a espuma e a deriva.

“O LabMulti foi desenvolvido para oferecer ao produtor brasileiro uma ferramenta que, além de maximizar o desempenho dos defensivos, reforça nosso compromisso com práticas agrícolas mais seguras e sustentáveis”, destaca Marcos Guedes, Gerente Industrial.

A linha LabMulti foi criada dentro dos parâmetros de sustentabilidade e de acordo com normas internacionais de biodegradabilidade, como as diretrizes ISO 17.556 e OECD 301, que asseguram a redução de impactos ambientais. Assim como os demais produtos do portfólio da Laborsan Agro, LabMulti reflete o compromisso da empresa com práticas responsáveis e alinhadas aos critérios de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), tratando a sustentabilidade com máxima importância em todas as etapas do desenvolvimento.

“Sabemos o quanto é essencial adotar práticas sustentáveis e preservar o meio ambiente. Nossa estratégia para o futuro se baseia não apenas na inovação e qualidade de nossos produtos, mas também em um compromisso firme com a responsabilidade ambiental. Queremos ser referência no setor agrícola, incorporando práticas sustentáveis em nossas atividades e fortalecendo nossa marca com essa visão”, disse Marcos Guedes, Gerente Industrial.

Sobre a Laborsan Agro
A Laborsan Agro é uma empresa brasileira que se destaca no setor agrícola na produção e comercialização de tecnologias para revestimento de sementes e coloração para agroquímicos.

Há quase três décadas no mercado, ela se consolida cada vez mais em seu segmento, apoiando-se em uma forte base de pesquisa e desenvolvimento para oferecer produtos que não apenas atendam, mas que antecipem as necessidades mercadológicas. A Laborsan Agro investe continuamente em inovação e qualidade, garantindo soluções avançadas que se ajustam às necessidades do mercado agrícola, tanto no Brasil quanto no exterior.

 

By MMT Mídia

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.