Com foco em segurança e eficiência, IPEL realiza primeira Kaizen Week

Em apenas dez dias, iniciativa revisou 22 instruções de trabalho, eliminou riscos operacionais e envolveu 15 operadores em ações práticas de melhoria contínua

Com foco na construção de processos sustentáveis e no fortalecimento da cultura de melhoria contínua, a IPEL realizou em fevereiro sua primeira Kaizen Week – um período de 10 dias totalmente dedicado à análise e aprimoramento de processos, com base na metodologia japonesa Kaizen. A iniciativa, liderada pela área de segurança do trabalho, teve como objetivo promover melhorias de forma sistêmica e integrada, com envolvimento direto dos operadores de linha e lideranças.

“A motivação para implantar a Kaizen Week foi a necessidade de estruturar um modelo mais amplo de melhoria, que não olhasse apenas para pontos isolados, mas para a unidade como um todo. Essa metodologia nos ajuda a construir ações sustentáveis, com foco na eficiência e na segurança operacional”, explica Breno Gomes Feitosa, gerente de Segurança e Saúde da IPEL.

A área escolhida para o primeiro ciclo foi um setor onde foram registrados os incidentes mais graves da companhia nos últimos cinco anos. A escolha foi baseada em uma análise de criticidade e riscos, conforme a matriz S de segurança. O planejamento seguiu as etapas do ciclo PDCA – planejar, fazer, verificar e agir – e incluiu oito horas de treinamento para capacitação das equipes envolvidas.

Durante a Kaizen Week, 22 instruções de trabalho foram revisadas, eliminando riscos e padronizando procedimentos

Durante a Kaizen Week, 22 instruções de trabalho foram revisadas, eliminando riscos e padronizando procedimentos. Entre as ações práticas implementadas estão, por exemplo, a substituição de estiletes convencionais por modelos retráteis com trava de segurança, a aquisição de uma retífica para cortes de tubetes e papéis e a instalação de 15 novas sinalizações de segurança. Também foram criadas cinco ações de melhoria contínua (Kaizens), como reorganização de áreas de armazenamento, suporte para posicionamento de equipamentos e melhoria na sinalização dos corrimãos.

O projeto teve adesão significativa da equipe: dos 21 operadores da linha, 15 participaram diretamente das atividades. “Mesmo com as limitações de turno, conseguimos grande envolvimento da linha de frente, o que mostra o valor da ação. O engajamento dos colaboradores é um dos maiores resultados”, avalia Breno.

Algumas melhorias seguem em fase de implementação, como a aquisição de um carro para troca de bobinas e o redesenho do estoque de pallets, com previsão de entrega ainda em maio. A expectativa é que a experiência positiva se desdobre em uma prática recorrente. “Atualizamos toda a equipe de segurança e nosso objetivo é realizar uma Kaizen Week por mês, a partir do segundo semestre, cada uma focada em uma nova frente de trabalho”, antecipa o gerente.

Sobre a IPEL

Fundada há 40 anos em Indaial (SC), a IPEL é uma das maiores companhias brasileiras do setor de tissue. Sua produção de papel higiênico, papel toalha e guardanapos chega a mais de 7 mil toneladas ao mês, com distribuição em mais de 3 mil clientes de varejo, com a linha doméstica, e atacado, com a linha profissional. A empresa conta com cerca de 800 profissionais diretos e possui um portfólio de marcas próprias (Nobby, Ness, Qualité, Natureza, Top One, Adorable, Mollis, Mondeo e Superpel), além de produção private label.

Mais informações: www.ipelpapel.com.br

 

By Trevo Comunicação
Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.