Governança de dados e uso de inteligência artificial foram utilizadas como ferramentas fundamentais para a sustentabilidade
As iniciativas de Inteligência Artificial (IA) estão revolucionando diversos setores do mercado, e grandes empresas buscam incorporar a IA aos seus negócios. Para garantir sucesso, é essencial implementar uma estrutura de governança de dados.
O estudo “The Benefits of Data Governance”, produzido pela IDC (International Data Corporation), mostra que o mercado de governança de dados deve crescer 10% ao ano até 2026. A adoção de práticas eficazes de gestão de dados aumenta a probabilidade de empresas obterem resultados significativos com suas tecnologias de IA.
Um exemplo prático do sucesso é a CENIBRA, uma das maiores produtoras de celulose do Brasil, que está à frente da transformação digital com a implementação de uma sólida governança de dados. Fundada em 1973, a empresa gerencia 254 mil hectares e possui uma capacidade produtiva de 1.200.000 toneladas de celulose por ano, contando com cerca de 8 mil colaboradores diretos e terceiros.
Com um forte compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social, a CENIBRA busca constantemente inovação tecnológica para manter sua competitividade no mercado. Em parceria com a Keyrus, multinacional líder em consultoria de inteligência de dados e transformação de negócios, a empresa vem consolidando sua jornada de transformação digital por meio de um projeto robusto de governança de dados.
Desafio: tornar-se uma empresa orientada por dados
A CENIBRA, reconhecida por sua capacidade de inovação e adaptação às tendências de mercado, identificou a necessidade de se tornar uma empresa orientada por dados (Data Driven). Para isso, era essencial estabelecer uma política robusta de governança de dados. A empresa enfrentava o desafio de integrar suas diversas áreas e processos em um sistema de dados coeso, garantindo a qualidade, integridade, segurança e usabilidade das informações.
“Entre os meses de janeiro a maio de 2022, executamos o projeto de Assessment em governança de dados, onde foram entrevistados mais de 52 colaboradores, entre eles diretores, gestores, cientistas de dados em formação, profissionais de tecnologia da informação, analistas de dados, DBAs, analistas de sistemas, entre outros, visando identificar o grau de maturidade da instituição em relação à governança de dados” comenta o CIO e Gestor Estratégico de Dados na CENIBRA, Ronaldo Neves Ribeiro.
Em janeiro de 2023, a CENIBRA, em conjunto com a Keyrus, lançou o projeto de governança de dados, estruturado em três fases inicialmente. “Porém, a parceria foi tão bem-sucedida que não apenas cumpriu as metas iniciais, mas também inspirou a extensão do programa com uma quarta fase dedicada à consolidação dos resultados e à inovação, integrando tecnologias avançadas de Inteligência Artificial”, declara Ronaldo.
Solução e implementação: quatro fases de sucesso
O projeto foi implementado em quatro fases, divididos e organizados da seguinte forma:
Fase 1: Estruturação inicial da governança de dados e criação de um comitê dedicado ao tema. Workshops foram realizados para engajar os colaboradores no projeto.
“Na primeira fase auxiliamos a CENIBRA na estruturação inicial da empresa, identificando e nomeando os gestores. Também foi preciso classificar os stakeholders que estavam tratando diretamente conosco e posteriormente implementamos a metodologia da governança de dados da Keyrus e criamos um comitê de governança de dados na CENIBRA usando os colaboradores internos da empresa”, especifica a Head de Governança de Dados da Keyrus, Marileusa Cortez.
Fase 2: Criação do ambiente de metadados corporativo e do Portal de Governança de Dados, além da definição de métricas e indicadores para mensurar o progresso.
No segundo momento do projeto outras ações foram tomadas como a estruturação do ambiente de metadados corporativo, a disponibilização do Portal de Governança de Dados, a definição e coleta dos indicadores e métricas, bem como o levantamento e definição do 2º lote de termos de negócio e outras estratégias de domínios de arquitetura de dados.
Fase 3: Consolidação dos resultados, evidenciando os benefícios tangíveis da governança de dados para as áreas de negócio da CENIBRA.
Na terceira fase, ocorrida no primeiro semestre de 2024, toda a empresa pôde enxergar o valor do projeto, confirmando que os passos anteriores estavam corretos. A Keyrus enfrentou o desafio de demonstrar os benefícios da governança de dados para todas as áreas do negócio, evidenciando o seu valor estratégico.
Fase 4: Inovação e preparação para a Jornada de Inteligência Artificial. A CENIBRA evoluiu para uma cultura totalmente orientada por dados, com uma estrutura sólida para a gestão contínua dos dados e o início da sua jornada de IA.
“A fase 4 do Projeto de Governança de Dados representa um movimento em direção a uma cultura organizacional totalmente orientada por dados, impulsionada pela inovação, segurança e valorização dos ativos de informação. Ter uma jornada de IA suportada pela governança de dados faz parte do escopo final desta etapa”, pontua o diretor de Business Development da Keyrus, Rodrigo Cruz.
Cruz menciona que em todas as etapas do processo houve uma mudança na abordagem com a CENIBRA, o que tornou o projeto mais flexível. Um exemplo foi a realização de workshops com sorteio de prêmios como fones de ouvido e Alexas, visando o engajamento dos colaboradores no projeto.
O projeto já trouxe para a CENIBRA resultados concretos
Os resultados da governança de dados já são visíveis na CENIBRA. A empresa criou um processo de priorização de demandas de TI, melhorando a eficiência e a resposta às necessidades dos colaboradores. “O esforço contínuo em manter e aprimorar a governança de dados posiciona a CENIBRA à frente no mercado, garantindo o sucesso de suas iniciativas de IA e aproveitando novas oportunidades tecnológicas”, afirma o CIO e Gestor Estratégico de Dados na CENIBRA.
Além disso, a nova arquitetura de dados e ferramentas adotadas, assim como o trabalho de conscientização e letramento, são fundamentais para a sustentabilidade da empresa. Com dados organizados e disponíveis, a instituição assegura agilidade e assertividade nas decisões estratégicas.
Para Ronaldo, o plano é ter toda a sua cadeia de valor 100% governada até 2033, assegurando que esse continue sendo um pilar central em suas operações. “Ter uma jornada de IA orientada a dados governados é uma ambição na evolução da cultura digital da CENIBRA”, anuncia.
A parceria entre a CENIBRA e a Keyrus destaca a importância da governança de dados na transformação digital. A empresa não apenas estabeleceu uma base sólida para suas futuras operações de IA, mas também se destacou como líder no mercado de celulose, preparada para futuras inovações. O compromisso com a tecnologia assegura que a produtora continuará a prosperar em um cenário em constante evolução.
“A governança de dados é um processo contínuo, e seu monitoramento e aprimoramento são essenciais para o sucesso das iniciativas de IA. Ao manter a governança de dados como um alicerce sólido, a CENIBRA se posiciona à frente no mercado, preparada para novas oportunidades,” finaliza Ronaldo Neves Ribeiro.
Keyrus
A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade. Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização:
. Automação e inteligência artificial: fornecemos aos nossos clientes os meios para melhorar a produtividade e a precisão em todos os processos empresariais. Dessa forma, as empresas adquirem conhecimentos e podem tomar as melhores decisões.
. Experiência digital centrada no ser humano: a relação com os clientes e o envolvimento dos funcionários constituem dois dos maiores fatores de sucesso global do negócio. Ajudamos as empresas a imaginarem e criarem experiências digitais multimodais para alcançarem seus objetivos.
. Capacitação de dados e análises: os dados são inquestionavelmente a chave para o sucesso das empresas. Quando utilizados de forma inteligente, abrem oportunidades para enfrentar desafios presentes e futuros.
. Cloud e segurança: dados na nuvem e plataformas digitais têm potencial de rever a forma como os dados são traduzidos em valor, ao mesmo tempo que trazem escalabilidade e flexibilidade aos negócios.
. Transformação empresarial e inovação: para prosperar no ecossistema atual, as organizações precisam não apenas acelerar sua transformação digital, mas também adquirir competências para aumentar a adaptabilidade, resiliência e competitividade.
Presente em mais de 27 países em quatro continentes, o Grupo Keyrus conta com 3.000 colaboradores. Para saber mais, acesse keyrus.com/latam/pt e siga-nos no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/keyrus
By Temma Agência