Bondoor, marca líder em painéis de madeira para portas, adota práticas sustentáveis para minimizar impacto ambiental e impulsionar a economia verde no setor
Com o aumento da demanda por práticas sustentáveis, o setor madeireiro no Brasil encontra-se em um momento crucial de transformação. À frente desse movimento está o Grupo Bonet, responsável pela marca Bondoor, que fornece painéis de madeira de baixa densidade para aproximadamente 90% dos clientes existentes no mercado brasileiro de fabricantes de portas.
A Bondoor adota iniciativas que envolvem o uso de madeira de reflorestamento e a geração de energia renovável. No entanto, essas vantagens são resultado do investimento realizado pelo Grupo Bonet em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), beneficiando diretamente operações como as da Bonplac, que, por sua vez, produz os painéis da Bondoor. “Nosso objetivo é desenvolver produtos que, além de atenderem às necessidades do mercado, contribuam efetivamente para a sustentabilidade ambiental. A utilização de madeira certificada e de fontes renováveis é um compromisso que reforça nossa responsabilidade com as futuras gerações,” afirma Paulo Bonet, CEO do Grupo Bonet.
Dados do setor indicam que a certificação de manejo sustentável tornou-se fundamental. No Brasil, cerca de 8 milhões de hectares são certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council), um aumento de 20% nos últimos cinco anos, segundo dados do FSC® Brasil. O Grupo Bonet contribui para essa iniciativa, promovendo rastreabilidade e transparência em sua cadeia de produção por meio de sua certificação e utiliza madeira de fontes sustentáveis.
O processo produtivo da Bondoor maximiza o uso dos recursos naturais e reduz o desperdício ao aproveitar resíduos da madeira, como cascas e partículas, para geração de energia térmica. Adicionalmente, sistemas de captação e reaproveitamento de água pluvial minimizam a pressão sobre recursos hídricos. “O uso eficiente de água e o monitoramento constante de nossas emissões garantem que estamos alinhados com as normas ambientais e, acima de tudo, com a saúde da comunidade ao nosso redor,” destaca Bonet.
No que se refere à qualidade e conformidade técnica, os produtos da Bondoor atendem às especificações das normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pela American National Standards Institute (ANSI) e pela Advancing Standards Transforming Markets (ASTM). Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI) desenvolveu o Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), por meio de um comitê de portas, para promover o fortalecimento do segmento de portas e o atendimento às normas técnicas vigentes da ABNT. A Bondoor atua como facilitadora no atendimento destes requisitos, garantindo que seus clientes possam atender às exigências técnicas e normativas do programa.
Por fim, o Grupo Bonet mantém um forte compromisso social, promovendo políticas de inclusão e programas de treinamento para colaboradores e comunidades locais. Essas iniciativas reforçam sua atuação sustentável, tanto ambiental quanto social, fortalecendo sua contribuição para o desenvolvimento da região onde atua.
Sobre o Grupo Bonet: Marca integrante do grupo catarinense com mais de 80 anos de história, a Bondoor está há 14 anos no mercado e oferece uma linha de produtos inéditos de painéis sólidos para enchimento de portas. Com fabricação única no Brasil e no mundo, o original painel Bondoor é produzido com partículas de baixa densidade e de matéria-prima renovável. O produto, utilizado como base para a padronização do tamanho de portas de entrada de residências no Brasil definida pela ABNT, é homologado pelo órgão e pela ABIMCI e certificada pela FSC. Mais informações www.bonetsc.com.br.
By Smartcom