Automatização e novas tecnologias: segurança e produtividade são prioridades no setor florestal

Oregon Tool, líder mundial na venda de correntes e sabres para motosserras, aposta em máquinas automatizadas para otimizar o trabalho dos profissionais

A automatização e a adoção de novas tecnologias transformam o setor florestal a cada dia, trazendo eficiência e segurança para as atividades humanas. Com a Indústria 4.0 como cenário, ferramentas inovadoras como drones, sensores e máquinas automatizadas estão revolucionando a maneira como os profissionais manejam os recursos.

Em 2024, a pesquisa internacional “OTRS Spotlight: IT Service Management”, realizada com profissionais da Alemanha, Estados Unidos, Brasil, México, Singapura, Malásia e Hungria, revelou que 46% das organizações já adquiriram ferramentas de automação de processos de negócios e têm experiência para usá-las. Ao mesmo tempo, 60% dos entrevistados destacaram a maior eficiência como o principal benefício desse investimento.

Walter Souza, gerente de vendas da Oregon Tool, empresa líder na produção de correntes e sabres para motosserras no mundo, destaca que com tecnologias automatizadas é possível aumentar a produtividade. O afiador de corrente automático multifuncional da marca, por exemplo, aumenta a capacidade produtiva em comparação com o trabalho de afiação manual, que disponibiliza o profissional para atividades mais estratégicas na empresa.

“O afiador opera sozinho, ou seja, basta o profissional saber programar o maquinário. Ele garante eficiência, rapidez, segurança e produtividade para o cliente”, ressalta. Voltado para correntes de alto volume de até 0,404″ de passo, o produto distribuído pela Oregon Tool afia o cortador, configura o calibrador de profundidade e limpa a garganta simultaneamente.

A integração desse tipo de equipamento à rotina de trabalho pode resultar em uma economia significativa de tempo e recursos. Com as correntes sendo afiadas com mais agilidade, a qualidade e a quantidade da produção são otimizadas. Além disso, a utilização de ferramentas automatizadas também contribui para a uniformidade das correntes afiadas, resultando em um desempenho superior dos equipamentos durante a operação.

“Ninguém quer um equipamento parado por causa de um conjunto de corte. Os clientes buscam produtos que dão retorno. Eles precisam de produtividade, de qualidade, de durabilidade e de confiabilidade. Com a Oregon, eles terão isso”, aponta o especialista.

Com tecnologias avançadas, o afiador automático proporciona segurança tanto na manipulação da corrente, quanto em sua ergonomia. Ao eliminar a necessidade de contato manual com a lâmina afiada, o equipamento minimiza o risco de cortes e acidentes, permitindo que o usuário trabalhe com mais confiança. O design ergonômico do afiador automático foi pensado para reduzir a tensão nos músculos e articulações, promovendo uma postura correta durante o uso. Com essas características, o equipamento não só garante um desempenho eficaz, mas também protege a saúde e a segurança do usuário.

Os produtos Oregon Tool podem ser encontrados em lojas de todo o Brasil. Para saber mais, acesse: www.oregonproducts.com.

Instagram: @oregonlatam.

By V3 Com

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.