Para lidar com os preços e manter a competitividade, empresas do ramo precisam encontrar maneiras criativas para absorver esses custos sem repassá-los ao consumidor final
.
O setor de papel enfrenta um cenário desafiador com a alta significativa nos preços da celulose, que registrou reajustes entre US$ 30 e US$ 80 por tonelada em todo o mundo. Segundo análise do Bradesco BBI, embora novos aumentos tenham sido barrados em junho, não há previsão de declínio acentuado nos preços. Para lidar com os preços acentuados e manter a competitividade, empresas do ramo precisam encontrar maneiras criativas para absorver esses custos sem repassá-los ao consumidor final.
.
A Ripz, empresa especializada em papéis de higiene com fábrica no litoral do Paraná, adotou várias estratégias eficazes. Entre elas, a otimização de processos internos para aumentar a eficiência e reduzir desperdícios, fortalecendo parcerias estratégicas com fornecedores para garantir melhores condições de compra. Além disso, a empresa investiu em tecnologias mais sustentáveis e eficientes, que resultaram em uma redução de aproximadamente 50% na quantidade de refugo produzido, e já opera com quase 100% de energia sustentável, o que economiza no processo de produção e alinha a empresa com práticas de sustentabilidade.
.
“Ao revisar nossos processos e investir em sustentabilidade, conseguimos absorver parte dos aumentos de custos sem comprometer a qualidade dos nossos produtos”, afirma Rafael Rieper, diretor executivo Ripz. A empresa também adotou um planejamento estratégico de estoques, comprando matérias-primas em momentos mais favoráveis para evitar picos de preço.
.
Mas por que simplesmente não optar por outra matéria-prima? “Por ser feito de fibras naturais, o papel 100% celulose é facilmente decomposto, o que o torna uma escolha inteligente para consumidores e empresas que desejam reduzir seu impacto ambiental sem comprometer a qualidade”, explica Rieper. Além dos benefícios ambientais, o papel 100% celulose oferece excelente resistência e toque macio, ideal para todas as finalidades de higiene.
.
By Fernanda Glinka | Comuniquese2
Imagem: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br/