Engegrow, empresa especializada em drones para a agricultura diz que seus serviços aumentaram 150%, até o momento. E tem expectativa de crescer 400% em 2025
O recente acordo entre Brasil e China e a expectativa para a aprovação do acordo entre Mercosul e União Eropeia (EU), vão abrir novos mercados para o agronegócio brasileiro, impulsionando as exportações e a posição do país no ranking mundial de exportação. Hoje, a China é o principal parceiro comercial do Brasil e as projeções do Ministério da Agricultura indicam crescimento de até 20% nas exportações do agro para esse país, nos próximos cinco anos. Em 2023, o Brasil exportou US$ 165 bilhões em produtos do agronegócio, a China foi o principal destino, com cerca de 36% de participação.
Já para a União Europeia houve um crescimento de 6,5%, no período acumulado de janeiro a novembro deste ano, atingindo US$ 45,05 bilhões.
A Engegrow Agricultura Inteligente tem sentido o impacto desse crescimento, mesmo antes das assinaturas dos acordos. Especializada em drones que executam serviços como mapeamento do solo, pulverização e controle biológico de pragas, a empresa viu seus serviços crescerem 150% nos últimos 12 meses e, segundo o CEO da empresa, Luis Otávio, esse crescimento pode chegar a 400% em 2025.
“Como os acordos preveem um aumento nas exportações de grãos como café e gergelim, além de frutas, os produtores rurais precisam estar atentos às demandas internas e externas, aproveitando todas as oportunidades de negócios”, completa Luis.
Segundo o CEO, a utilização do drone se faz cada vez mais presente na agricultura porque os produtores rurais estão constatando os benefícios do seu uso. Quando falamos em aumentar a produção e safra de qualidade, inevitavelmente temos que considerar a importância da tecnologia para alcançar números positivos na colheita.
O drone é uma dessas tecnologias que está disponível para elevar a safra. Esse equipamento permite um gerenciamento controlado e preciso de qualquer cultura, garantindo a prática da agricultura de precisão. Com ele, o agricultor consegue trabalhar de forma localizada e assertiva em cada ponto da plantação, considerando extrair o máximo de eficiência de todo o processo produtivo.
Vantagens
São várias as vantagens da utilização dos drones na agricultura:
- não amassamento da cultura – ou seja a utilização de equipamentos sobre rodas pode comprometer até 6% da safra
- maior assertividade, menor risco de atingir áreas de proteção ambiental
- economia de produtos
- Redução no consumo de combustíveis, uso somente no gerador de energia
- aplicação precisa de insumos
- economia de água no preparo da calda. Enquanto outros sistemas usam de 100 a 200 litros por hectare, o Drone usa em média 10 a 12 litros por hectare.
- acesso às áreas difíceis, que não podem ser alcançadas por aviões, por exemplo, áreas com árvores altas.
Luis Otávio ainda explica que o drone de pulverização tem condições de tratar até 130 hectares em um único dia. Já um drone de controle biológico através de inimigos naturais das pragas tem capacidade de aplicação de até 500 hectares em um único dia de trabalho. Cada função exige um modelo, desde os mais compactos, utilizados no mapeamento das áreas, até os maiores para pulverização e controle biológico.
Com tantas oportunidades se desenhando para o setor, os produtores não podem desperdiçar tempo e nem dinheiro, diz o CEO. Ele ainda garante que com esse equipamento é possível elevar a produtividade em até 30%.
By Passo Avanti