Rumo entrega primeira fase da Ferrovia de Mato Grosso

 

Rumo entregou no último sábado (20/6) a primeira fase da Ferrovia de Mato Grosso (FMT), primeira ferrovia do país implantada sob o modelo de autorização estadual e a maior obra ferroviária em execução no Brasil. A cerimônia marcou a entrada em comissionamento operacional dos primeiros 162 quilômetros do empreendimento e do novo terminal rodoferroviário da BR-070, em Dom Aquino (MT), ampliando a conexão entre o principal estado produtor de grãos do país e o Porto de Santos. O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e reuniu autoridades federais, estaduais e representantes do setor produtivo.

 

entrega representa mais um marco para a Rumo, maior operadora ferroviária de cargas do Brasil, que investiu mais de R$ 5 bilhões nesta primeira fase. A etapa conecta o Terminal de Rondonópolis ao novo terminal da BR-070, em Dom Aquino, projetado para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano. Juntos, os empreendimentos aproximam os trilhos da origem da carga e ampliam a capacidade de escoamento de uma das regiões mais estratégicas para o agronegócio brasileiro.

 

O vice-presidente Geraldo Alckmin comentou sobre os ganhos proporcionados pela expansão do corredor logístico com a Ferrovia de Mato Grosso. “Precisamos chegar aos portos e, para isso, a ferrovia é fundamental. Ela ligará o Mato Grosso ao Porto de Santos, reduzindo custos logísticos e impulsionando o desenvolvimento brasileiro. Não há nada mais ambientalmente correto do que ferrovias, que reduzem a emissão de carbono, diminuem acidentes e geram mais emprego e renda”, ressaltou.

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, destacou a relevância da FMT para a competitividade do estado. “A Ferrovia de Mato Grosso é um sonho que virou realidade, em um encontro entre empreendedorismo e trabalho. Continuamos a investir em um estado que é exemplo do que o Brasil pode ser.”

Para o CEO da Rumo, Pedro Palma, a entrega da primeira fase da FMT representa um passo importante na estratégia de expansão da companhia em Mato Grosso e no fortalecimento da logística nacional. “A Ferrovia de Mato Grosso foi concebida para acompanhar o crescimento de uma das regiões mais produtivas do mundo. A entrega desta primeira fase reforça nossa visão de longo prazo de investir em infraestrutura capaz de sustentar o aumento da produção brasileira com eficiência, previsibilidade e capacidade para atender a demanda das próximas décadas.”
Modelo pioneiro de expansão ferroviária

Inserida no Novo PAC do Governo Federal, a Ferrovia de Mato Grosso (FMT), oficialmente denominada Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, representa um marco para a infraestrutura nacional. Pioneira no país, a iniciativa inaugura um novo modelo de expansão ferroviária baseado em autorização estadual e investimento privado.

Quando concluída, a ferrovia terá mais de 700 quilômetros de extensão, passando por 16 municípios entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, além de um ramal para Cuiabá. O projeto foi concebido para aproximar a infraestrutura ferroviária das principais regiões produtoras do estado e ampliar a capacidade logística do Centro-Oeste.

primeira fase entregue inclui também o novo terminal da BR-070, instalado em uma área de 200 hectares. O complexo conta com capacidade para descarregar até 35 caminhões por hora, carregar até 16 vagões por hora e armazenar até 42 mil toneladas de grãos, além de oferecer estrutura de apoio aos motoristas e estacionamento para até 250 caminhões.

 

 

Foto: João Neto 

Texto:  Mariana Marciano

———————————————————————————-

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

madeiratotal.com.br
revistavarejobrasil.com.br
megamoveleiros.com.br
revistause.com.br
www.hotex.com.br

 

 

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

sol11111

Solange Andreassa

Editora da Revista Madeira Total.

urbem

Urbem

Indústria brasileira de madeira engenheirada focada em sustentabilidade e industrialização.