Com 56% dos brasileiros já utilizando assistentes de IA como o ChatGPT, o Google estabelece uma transformação que está reescrevendo a maneira como pessoas e empresas utilizam a Inteligência Artificial
A tradicional caixa de busca do Google, que por décadas foi a principal interface de navegação da internet, está sendo revolucionada pela inteligência artificial. No Brasil, essa transformação acontece de forma acelerada: conforme estudo realizado pela MobileTime com a Opinion Box, 56% dos brasileiros já utilizaram assistentes de IA como o ChatGPT, enquanto 34% interagiram com o Gemini, do Google.
“Soluções como a IA generativa permitem criar conteúdos personalizados e inovadores em escala sem precedentes, como o Google está fazendo”, afirma Kenneth Corrêa, especialista em dados e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autor do livro “Organizações Cognitivas: Alavancando o Poder da IA Generativa e dos Agentes Inteligentes”.
Abaixo, confira 5 benefícios práticos da IA do Google para pessoas e empresas!
1. Respostas imediatas e personalizadas com AI Overviews
O Google expandiu globalmente os AI Overviews para mais de 120 países, incluindo o Brasil. Esses resumos gerados por inteligência artificial aparecem no topo da página de resultados, sintetizando informações de múltiplas fontes em segundos. Para usuários, isso significa respostas mais rápidas e completas. Para empresas, representa uma oportunidade de ter seu conteúdo destacado nos resumos automatizados.
2. Ferramentas inteligentes integradas ao dia a dia profissional
Com o Gemini for Workspace, a IA generativa está integrada a ferramentas como Gmail e Google Docs, otimizando operações e melhorando resultados. “Essa tecnologia representa uma revolução para as agências de marketing e comunicação. Ela oferece oportunidades de otimizar operações, melhorar resultados e criar experiências mais personalizadas para os clientes”, pontua Eduardo Augusto, CEO da IDK, consultoria especializada em marketing, comunicação e tecnologia.
3. Novas formas de interação através de conversas naturais
O Gemini Live permite conversas por voz e vídeo em tempo real com o assistente, tornando a interação mais natural e eficiente. “O medo da IA geralmente vem do desconhecido. Quando você começa a usar essas ferramentas no dia a dia, percebe que elas não fazem o trabalho por você, elas fazem o trabalho com você, de forma muito mais inteligente”, explica Thiago Muniz, especialista em vendas, professor da FGV e CEO da Receita Previsível.
4. Criação de conteúdo visual e audiovisual avançado
Os modelos Imagen 4 e Veo 3 permitem geração de imagens e vídeos com áudio sincronizado, democratizando a criação de conteúdo de alta qualidade. Para empresas, isso significa capacidade de produzir materiais visuais profissionais sem grandes investimentos em equipes especializadas.
5. Nova realidade de visibilidade digital para negócios
A IA está transformando como as empresas são encontradas online. Estudo conjunto da Datos e SparkToro mostrou que cerca de 58,5% das pesquisas no Google nos EUA e 59,7% na União Europeia terminam em zero cliques – ou seja, o usuário obtém a resposta diretamente na página de resultados.
“A disputa pela atenção do usuário se deslocou para outro tipo de interface, e o Google está correndo para manter a centralidade que sempre teve”, observa Pedro Paulo Alves, cofundador da Boomer, empresa especializada em marketing digital com foco em performance.
Para as empresas que desejam aproveitar esses benefícios, Kenneth Corrêa destaca: “Os KPIs clássicos, como impressões e cliques, já não fazem mais sentido em muitos contextos. Estamos em um território onde o que vale é a interpretação algorítmica do conteúdo e sua capacidade de gerar valor direto na SERP.”
O que fazer para aproveitar esses benefícios
Segundo os especialistas, quatro ações são fundamentais:
- Auditoria de presença digital em IAs – Verifique como sua empresa aparece nas respostas dos assistentes de IA.
- Produção de conteúdo nativo para IA – Desenvolva materiais com linguagem clara e dados estruturados.
- Monitoramento contínuo – Acompanhe como a IA descreve sua empresa.
- Parcerias estratégicas – Explore integrações com plataformas de IA.
“Seu celular já tem as ferramentas. A tecnologia já está disponível. O que falta é apenas começar a experimentar e descobrir como essa parceria pode transformar sua rotina de trabalho e a da sua empresa”, finaliza Thiago Muniz.
A revolução da IA não é mais uma tendência futura – é uma realidade presente que está reescrevendo as regras da visibilidade online e transformando a relação entre pessoas, empresas e informação.
Kenneth Corrêa
Kenneth Corrêa é um renomado especialista em Dados, Inteligência Artificial e Metaverso. Professor de MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV), o profissional tem ajudado a moldar a próxima geração de líderes. Além disso, Kenneth é palestrante internacional TEDx e atua como Diretor de Estratégia da Agência 80 20 Marketing, onde lidera uma equipe de 90 profissionais. Com 15 anos de experiência em marketing e tecnologia, ele desenvolve projetos inovadores para grandes empresas como AEGEA, JBS e Suzano. Recentemente, lançou no MIT (MIT – Massachusetts Institute of Technology) seu primeiro livro internacional, “Organizações Cognitivas – Alavancando o Poder da IA Generativa e dos Agentes Inteligentes”, que explora o impacto da IA nas organizações. Para mais informações: Kenneth Corrêa.
Boomer
A Boomer é uma empresa especializada em mídia de performance, growth marketing, inteligência de dados e vendas para acelerar marcas. Através da gestão de mídia paga e os dados provenientes da experiência de compra, vem ajudando marcas a maximizar seu retorno sobre investimento (ROI) no ambiente digital. Com uma abordagem baseada em dados, a Boomer oferece soluções personalizadas que visam melhorar a experiência do usuário, aumentar as taxas de conversão e impulsionar a performance dos canais digitais. Com um time de especialistas altamente capacitados e um portfólio com grandes empresas do mercado, como Leather Labs (JBS), LIVE!, Mamma Jamma, Plant Power e Rock the Mountain, a Boomer tem sido um parceiro estratégico para empresas que buscam alcançar resultados excepcionais e transformar suas operações online. Saiba mais.
IDK
A IDK é uma renomada consultoria no Brasil, que oferece soluções que unem tecnologia, design e comunicação. A junção dessas três áreas na IDK é o que resulta na qualidade das entregas, na inovação e na alta performance de seus clientes. O objetivo é ajudar empresas que desejam transformar suas aspirações em realidade, construindo conexões reais e aprendizados por meio da análise de dados e personalização do atendimento. A IDK auxilia grandes empresas nas frentes de branding, mídia, dados, gaming content, produção de vídeo, digital development, service release, experiência do cliente, UI, UX/CX research e CRM). A tecnologia não é o fim, é apenas o meio, essa é a IDK, seja muito bem-vindo! Para saber mais, acesse o site.
Receita Previsível
A Receita Previsível é uma Metodologia referência em estratégias de vendas e crescimento escalável para vendas B2B no mundo todo. Criada a partir do Best-seller Predictable Revenue, a bíblia de vendas do vale do Silício. Thiago Muniz como CEO no Brasil e Sócio do Aaron Ross e oferece consultoria, treinamentos e cursos que ajudam negócios a estruturarem processos comerciais que tragam receita previsível e escalável. Com uma abordagem baseada em especialização de papéis, processos de vendas e Marketing eficientes e cultura como diferencial competitivo, a Receita Previsível já impactou centenas de empresas como Canon e Sebrae Tocantins, potencializando suas receitas e consolidando sua presença no mercado. Para saber mais, acesse o site Receita Previsível ou LinkedIn.
By Temma Agência
Foto: Freepik