IoT e IA podem reduzir custos de manutenção industrial em 20% e o tempo de inatividade em até 50%

MXPLAN e Trackfy fecham parceria para atuar com alta tecnologia em paradas de manutenção em indústrias

Planejar, executar e monitorar grandes paradas para manutenção em indústrias sempre foi um grande desafio. Antigamente, tudo isso dependia de processos complexos, planilhas e um elevado grau de imprevisibilidade. No entanto, essa realidade está mudando rapidamente, com a tecnologia trazendo maior eficiência à essas operações.

Nesse sentido, a MXPLAN acaba de anunciar uma parceria estratégica com a Trackfy, com o objetivo de transformar a gestão de paradas nas instalações industriais. Com mais de 25 anos de experiência, a MXPLAN é pioneira no desenvolvimento de Sistemas Integrados de Engenharia e Manutenção (SIEM) e na implementação de softwares de planejamento. Por sua vez, a Trackfy é uma startup especializada em monitoramento em tempo real e inteligência de dados, utilizando tecnologia avançada para aumentar a produtividade, reduzir riscos de sinistros e otimizar processos em ambientes industriais e canteiros de obras.

“O mundo mudou e a tecnologia precisa estar integrada ao planejamento para garantir decisões rápidas e precisas”, explica Bruno Cesar Vasconcellos, CEO da MXPLAN.

A necessidade de inovação no setor industrial é urgente. Segundo um estudo da McKinsey & Company, a manutenção e projetos industriais, aprimorados por inteligência artificial e IoT, podem apresentar reduções de até 30% nos custos operacionais e 20% de aumento de produtividade.

No Brasil, o cenário também reflete essa evolução. O último levantamento do Senai e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que 69% das grandes indústrias investem em digitalização e automação para otimizar seus processos. Ainda assim, muitas operações sofrem com a falta de visibilidade sobre suas equipes, baixa previsibilidade e dificuldades em correlacionar dados para tomadas de decisão estratégicas.

“A gestão de paradas industriais é um dos maiores desafios do setor, exigindo planejamento detalhado, controle rigoroso de equipes e processos, além de uma resposta ágil a imprevistos. É exatamente nesse contexto que a MXPLAN e a Trackfy unem forças para transformar a realidade do setor”, destaca Bruno.

O que essa integração tecnológica muda na prática? 

A parceria entre as empresas garante um novo nível de gestão para operações industriais, proporcionando um Monitoramento contínuo, onde o sistema acompanha em tempo real a execução das atividades e a presença das equipes no campo, reduzindo falhas e melhorando a alocação de recursos; Inteligência de dados aplicada, onde a tecnologia cruza informações operacionais para identificar padrões, prever gargalos e otimizar planejamentos; Segurança aprimorada, em um ambiente industrial, riscos são inevitáveis, mas com monitoramento preciso, é possível reduzir incidentes e garantir mais proteção para os trabalhadores e a Tomada de decisão que é baseada em dados reais, onde não há mais espaço para achismos. As operações ganham previsibilidade e controle total, evitando atrasos e reduzindo custos inesperados.Tudo isso, em total conformidade com as leis trabalhistas e de proteção de dados aplicáveis.

“O segredo está nos dados. Imagine ter, na palma da mão, um dashboard que mostra com exatidão onde estão os times, como estão os processos e onde há atrasos. E, assim, poder corrigir falhas antes que elas causem impacto real na operação”, destaca Bruno Cesar.

De acordo com o CEO da MXPLAN, a tecnologia da Trackfy reforça a cultura de segurança da empresa. “Está totalmente alinhado com a nossa visão e com a nossa meta de manter zero acidentes reportáveis, graças, também, à funcionalidade do botão de pânico”, afirma.

Para Tulio Cerviño, CEO da Trackfy, a preocupação com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores é justamente um dos pilares dessa inovação. “A tecnologia deve servir não apenas para melhorar a eficiência, mas também para cuidar das pessoas. A nossa parceria com a MXPLAN garante que todas as equipes estejam seguras, permitindo um ambiente de trabalho mais protegido e humano”.

A digitalização faz toda a diferença para operações complexas. Em grandes indústrias, uma única parada pode envolver milhares de trabalhadores, centenas de fornecedores e dezenas de processos simultâneos. Um erro pode representar milhões de reais em perdas.

“Com a nova tecnologia é possível segmentar e monitorar as paradas por área, zona, recurso, empresa e outras variáveis críticas, garantindo um planejamento muito mais assertivo. Isso significa mais eficiência, menos atrasos e maior controle sobre a performance da equipe e da operação como um todo”, conclui Bruno Cesar.

Sobre a Trackfy Tecnologia: https://trackfyapp.com.br/

Sobre a MXPLAN: https://mxplan.com.br/

 

By Engenharia de Comunicação
Foto: Freepik

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

chico-moreira-colunas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

mario-coso-colunas

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.