
O uso eficiente no setor produtivo impacta diretamente na conta de luz e na sustentabilidade do planeta
A demanda por energia deve crescer 30% até 2040 e os setores da indústria e do comércio são os maiores consumidores. Nesse cenário, o principal desafio é produzir mais, usando menos. A estratégia impacta diretamente na redução de custos do negócio e na preservação de recursos ambientais do planeta. A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, vem ajudando gestores no mundo todo a gerenciarem melhor a energia que utilizam, considerando que o setor produtivo é líder em consumo e também no desperdício.
“Energia representa um custo significativo financeiro e operacional”, alerta Evandro de Marchi, Gerente de eficiência energéticai da Schneider Electric. “Uma boa gestão exige a adoção de medidas preventivas e a implantação de programas de eficiência energética. Iniciativas simples já fazem grandes transformações”, conclui.
Confira as 9 dicas da Schneider para o uso mais eficiente de energia na indústria e no comércio:
- Troque as lâmpadas comuns por fluorescentes ou LED. É um investimento que dá retorno em curto e longo prazo.
- Substitua equipamentos por tecnologias mais eficientes.
- Lembre-se que equipamentos em standby estão consumindo energia. Reduza essa utilização, seja com mudança de comportamento ou por automação.
- Otimize o sistema de refrigeração. Atenção para a isolamento térmico, isolamento de ambientes, uso de controlador de temperatura correta, instalação de evaporador, que otimizam a eficiência do conjunto.
- Substitua motores elétricos antigos por modelos mais novos de alto rendimento. Atualmente existem motores em corrente alternada com coeficientes de grande eficiência se comparado com o que existia há 10 anos.
- Aplique as novas tecnologias, especialmente no uso final eletroquímico e nos segmentos de Química e Metais Não Ferrosos, além dos de alumínio, cobre e zinco. Essa medida atua diretamente na redução do consumo específico de eletricidade.
- Utilize controladores de velocidade em aplicações como o acionamento de bombas, ventiladores ou compressores com regimes de operação bastante variáveis.
- Verifique as rotinas e hábitos operacionais, pois grande parte do potencial de economia, está atrelado à hábitos e procedimentos.
- Paralelamente à diminuição de consumo, hoje a indústria e o comércio podem contar com consultoria para aquisição de energia, que pode gerar economia no valor da energia adquirida.
Sobre a Schneider Electric
A Schneider Electric é especialista mundial em gestão de energia e automação. Com receita de 25 bilhões de euros em 2016, a companhia possui mais de 160 mil funcionários e atende clientes em mais de 100 países, ajudando-os na gestão e processos de energia para que seja segura, confiável, eficiente e sustentável. Desde o mais simples switche até sistemas operacionais complexos, a Schneider melhora a forma como seus clientes gerenciam e automatizam suas operações com tecnologia, softwares e serviços. Com a estratégia de negócio Life Is On, as tecnologias conectadas da Schneider remodelam indústrias, transformam cidades e enriquecem vidas.
Por Karolina Spila da DIX