
Estação de Tratamento, que completou 10 anos e já proporcionou economia de 40 milhões de litros de água potável para o meio ambiente, agora é acionada com energia solar fotovoltaica
Os aeradores da Estação de Tratamento de Efluentes da Emicol Eletro Eletrônica, sediada em Itu (SP), já estão funcionando com energia solar fotovoltaica. O sistema foi implantado com 10 placas e atendeu a rotação esperada do equipamento.
Os aeradores deverão operar, em média, até oito horas em dia de céu claro, com a energia gerada pelas placas fotovoltaicas. Em breve será também implantando o sistema de monitoramento dessa geração de energia.
Dos três aeradores da Estação de Tratamento, apenas um vai ficar ligado na rede operando 24 horas por dia. Os outros dois aeradores vão operar com energia solar, nos momentos de maior geração de efluentes na empresa, reduzindo o consumo de energia e implantando tecnologia sustentável.
A Estação de Tratamento de Efluentes da Emicol está completando 10 anos de funcionamento e, desde que o sistema de tratamento visando reúso de esgoto sanitário para banheiros e irrigação paisagística começou a ser utilizado, já houve economia de 40 milhões de litros de água potável (ou 15 mil litros por dia) para o meio ambiente da cidade de Itu.
Em operação desde outubro de 2007 a Estação de Tratamento de Efluentes Biológicos da Emicol tem capacidade para atender uma população de 2.000 pessoas e alcança um índice de tratamento de aproximadamente 99% da remoção de poluentes e 100% da remoção de microrganismos.
Aeradores
O grande diferencial dessa estação de tratamento de esgotos está na simplicidade da tecnologia empregada na transformação do esgoto em água de reúso, com baixo custo por metro cúbico tratado, com a utilização de aeradores Cachoeira, fabricados pela própria Emicol em parceria com a Brasworld Engenharia www.brasworld.net, que agora funcionam (dois dos três aeradores), com energia solar.
O Aerador Cachoeira é constituído por um rotor horizontal tipo escova montado em flutuadores capaz de produzir intensa correnteza e atingir elevadas taxas de incorporação de oxigênio. Ideal para lagoas de estabilização, podendo também ser utilizado em valos de oxidação. Disponível nos modelos 16×3 (1CV), 16×6 (5,5CV) e 32X6 (11CV).
Os Aeradores Cachoeira se destacam pelo baixo consumo de energia, além de serem robustos, fáceis de instalar e com manutenção extremamente simples. Podem ser utilizados tanto no tratamento de esgotos sanitários quanto de efluentes industriais.
Segundo Marcelo Pohlmann, diretor da Brasworld Engenharia, com a Estação de Tratamento a Emicol reforça seu compromisso com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que proporciona economia de consumo de água tratada na industrialização de seus produtos.
“No futuro, queremos duplicar a utilização de água de reúso e aumentar a utilização de energia solar geradas pelas placas fotovoltaicas”, disse Pohlmann.
Sobre a Emicol
A Emicol é uma empresa brasileira que atua no desenvolvimento, produção e venda de soluções em controles e componentes eletromecânicos e eletrônicos, injeção e sobre injeção de plástico e estampados leves para eletrodomésticos, automotivo e vários outros segmentos. Tem unidades produtivas no Brasil e no México, exporta para mais de 30 países e está completando 50 anos de existência.
O parque industrial da empresa, na cidade de Itu (SP), tem cerca de 30.000 m² de área fabril, onde extensa e variada gama de itens são manufaturadas em mais de uma centena de células de produção, possibilitando à Emicol oferecer soluções cada vez mais completas para seus clientes, fator este que a diferencia da maioria de seus concorrentes.
Por Dino
Imagem: Ilustrativa