Terceirizar os serviços de Inteligência Comercial pode ser uma solução para as empresas

Serviços oferecem tecnologia e equipes especializadas para suprir a necessidade de um novo departamento

.

Tornar o negócio competitivo exige que as empresas estejam atentas aos movimentos do mercado e às respostas dos clientes sobre soluções e produtos oferecidos. Chamada de Inteligência Comercial, a análise de toda a cadeia interna e externa de vendas e marketing auxilia as companhias a definirem estratégias mais assertivas. De acordo com especialistas, em alguns casos, a implementação desse processo se torna cara, pois demandaria a montagem de um novo departamento, por exemplo. Por isso, a terceirização e a automatização desse tipo de serviço tende a ser a solução mais acessível para os empreendedores.

.

Juliano Dias, CEO da Meetz, startup brasileira que oferece soluções de prospecção e de sales engagement de ponta a ponta para negócios B2B, explica que a aplicação da Inteligência Comercial precisa de um olhar além da área comercial tradicional. “Isso porque esse departamento fica responsável por uma visão 360º das estratégias e precisa de uma avaliação detalhada dos dados sobre: funil de vendas, satisfação de cada produto ou serviço, atração e segmentação de novos clientes, e o pós-venda. Para as empresas que não têm essa estrutura, teria uma complexidade e investimento de tempo no treinamento, gestão e acompanhamento desses profissionais”, complementa.

.

De acordo com o CEO, existe muita tecnologia para a análise de dados, que além de mais detalhada, oferece mais agilidade. Outro ponto é que as empresas que oferecem esse tipo de serviço ofertam times especializados para a avaliação e montagem das estratégias. “Na Meetz, por exemplo, além do sistema de dados e análises, nós já temos uma equipe de consultoria especializada em Inteligência Comercial para tirar todas as dúvidas dos clientes e auxiliar na aplicação das metas”, explica Juliano.

.

Hoje é comum que as empresas do ramo de tecnologia terceirizem processos para outras empresas. Segundo o relatório Funder Overview, da holding de venture capital ACE em parceria com o BHub, cerca de 76% das startups brasileiras oferecem soluções ou produtos B2B. O estudo aponta também que a maioria dos entrevistados, aplica o modelo “Software as a Service” (SaaS), 52%. Já no setor de prospecção e inteligência comercial, a Meetz estima que o mercado endereçável de prospecção seja de aproximadamente 15% das empresas ativas no país, ou aproximadamente 3,5 milhões de negócios.

.

“A área comercial é ampla e precisa de um olhar estratégico para tornar um negócio competitivo no mercado de interesse. Por isso, além de enxergar as oportunidades de prospecção, as análises bem detalhadas e o conhecimento aprofundado do mercado são essenciais para esse processo. Vemos que temos um mar aberto de possibilidades para o crescimento desse mercado”, disse Dias.

.

Sobre a Meetz

.

A Meetz é uma startup que oferece soluções de prospecção e de sales engagement de ponta a ponta para negócios B2B, conectando seus clientes aos decisores das empresas que eles desejam atender. Com mais de 250 clientes em sua carteira, a startup usa plataforma própria, ferramentas de inteligência comercial e big data para encontrar e validar prospects com o perfil ideal para cada um dos seus clientes. Com pouco mais de três anos de operações, a empresa une a expertise de uma equipe de especialistas e processos bem estruturados à tecnologia e dados para gerar impacto positivo nos resultados de seus clientes.

.

By Letícia Nascimento | NR7

Imagem Principal: Ilustrativa

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

 

Compartilhe essa notícia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais lidas

Colunistas

Chico Moreira

Consultor e engenheiro florestal.

Mario Coso

Engenheiro Florestal e Mestre em Administração. Partner na ESG Tech Consulting.