O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou oficialmente na semana passada, o cartão BNDES Agro, voltado ao produtor rural pessoa física. O anúncio ocorreu como parte da programação da 40ª Expointer, evento realizado na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul no período de 26 de agosto a 3 de setembro. Ainda em fase experimental, o cartão BNDES Agro poderá ser operado pelos bancos cooperativos Sicredi e Sicoob.
Trata-se de um crédito rotativo pré-aprovado de até R$ 2 milhões por banco emissor, com o qual o empreendedor pode adquirir bens, insumos e serviços cadastrados no site do cartão em até 48 parcelas mensais pré-fixadas e taxa de juros atualmente em 1,35% ao mês.
De acordo com o BNDES, o cartão segue em fase piloto. Para as cooperativas do Sistema, esse é considerado um avanço importante. “Precisamos enxergar os nossos associados que trabalham no campo também como pessoas jurídicas. Embora em muitos casos eles não possuam um CNPJ, geram empregos e agregam renda para a comunidade”, reforça o presidente da cooperativa Sicredi Pioneira RS, Márcio Port.
“O agronegócio está no nosso DNA. Não por acaso fomos reconhecidos pelo próprio BNDES, pela quarta vez neste ano, como o agente financeiro com o maior volume de financiamentos do PRONAF. A escolha para participarmos desse projeto piloto também reforça essa, que é uma das nossas vocações”, finaliza o presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Fernando Dall’Agnese.
APOIO
O Sicoob tem a expectativa de iniciar as operações com o cartão Sicoob BNDES Agro em novembro deste ano. De acordo com o diretor presidente do Banco, Marco Aurélio Almada Abreu, a inclusão do Cartão Sicoob BNDES Agro no portfólio de produtos do Sicoob reforça o apoio junto aos produtores rurais pessoa física.
“O apoio e fomento junto ao produtor rural de seus negócios em campo é um dos principais pilares no cooperativismo do Sicoob. Hoje, por intermédio de outras linhas de financiamento do BNDES, já disponibilizamos um investimento médio de mais de R$ 90 mil a produtores”.
Por Marcos a. Betin | MB Comunicação
Imagem: Cartão possibilitará aquisição de bens, insumos e serviços cadastrados no site em até 48 parcelas | Divulgação