Durante o evento, em Cascavel, diversas atividades foram realizadas; dentre elas, uma rodada de investimentos com startups, que projetou R$ 3,65 mi
.
O Sebrae/PR promoveu durante a 36ª edição do Show Rural Coopavel, realizada entre os dias 5 e 9 de fevereiro, em Cascavel, momentos para difundir inovação e promover negócios relacionado ao agro. Foram cinco mil visitantes, sendo 700 empreendedores ligados, diretamente, às agendas promovidas no Espaço Sebrae.
.
A programação teve encontros de negócios, reuniões, lançamento de programas, exposição de startups do agro e rodadas de negócio e investimentos. Um dos destaques foi o Investing Day, uma rodada de investimentos que aproximou 17 startups de todo o País com representantes de nove fundos de investimentos. Como resultado, foram 41 rodadas e uma projeção histórica de mais de R$ 3,6 milhões projetados.
.
“É um resultado significativo, pois quer dizer que, em apenas um evento, conseguimos projetar este valor entre investidores e startups. Os próximos passos envolvem a negociação e o aporte em si, mas é importante considerar que esta aproximação foi realizada durante o Show Rural Digital, que se tornou referência quando o assunto é fomento aos negócios inovadores”, pondera o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein.
.
Agenda positiva
.
Durante os cinco dias de evento, o Espaço Sebrae sediou e apoiou diversos eventos. Na segunda-feira (5), um dos destaques foi o lançamento do Programa Food Capacita Agro, que vai oferecer capacitações gratuitas para as agroindústrias da região oeste paranaense, em 12 horas de conteúdos ligados diretamente ao dia a dia das empresas.
.
Na terça-feira (6), houve um encontro de educadores de instituições de ensino superior para discutir como é possível aplicar a inovação no universo acadêmico; produtores associados à Caprivir se reuniram para compartilhar experiências e relatar o processo até o depósito do pedido de Indicação Geográfica para os caprinos e ovinos produzidos na região da Cantuquiriguaçu; e, ainda, mais de 140 mulheres se reuniram em mais um encontro do Programa Founders Mulheres, que visa gerar conexões entre lideranças empresariais e institucionais com mulheres que estão ingressando no ecossistema regional de inovação.
.
.
Na quarta-feira (7), por sua vez, foi a vez do lançamento do Programa InovAÍ, que tem como objetivos fortalecer o setor e fomentar a inovação das indústrias que trabalham com o setor de alimentos e bebidas na região oeste paranaense. Também foi destaque o pré-lançamento do Programa Comércio Inteligente, que vai transformar o trecho de mão inglesa da Rua Erechim em um espaço de inovação, sustentabilidade e tecnologia e é fruto de uma parceria entre Sebrae/PR, Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial de Cascavel (Acic).
.
No mesmo dia, também ocorreu a batalha de pitches, ou seja, apresentações rápidas e dinâmicas sobre negócios inovadores, no Like a Farmer, que premiou a Revella, de Santa Catarina.
.
Na quinta-feira (8), o Espaço Sebrae sediou a assinatura do Programa Radar de Inovação, que auxilia startups (empresas pequenas com alto potencial de crescimento) no município de Cascavel. Na data, também foi dado início ao Hackathon, que contou com 15 equipes (totalizando 75 participantes), e premiou a equipe AgroFag, com uma viagem para o ecossistema de inovação de Santiago, no Chile.
.
Encerrando a programação, na sexta-feira (9), 15 representantes do setor de turismo se reuniram no painel sobre turismo rural, que apresentou os avanços obtidos em cidades como Marechal Cândido Rondon e Medianeira, por exemplo, por meio da formatação de roteiros de experiências turísticas inteligentes.
.
“A semana foi bastante produtiva e, concomitante a toda essa agenda, ainda tivemos 25 startups expondo no nosso Espaço. Foram incontáveis oportunidades e recebemos cerca de mil visitantes por dia. São números que, no geral, atestam a força do Show Rural Digital e nos motivam para a próxima edição”, celebra Stein.
.
O CEO da startup AgroStac, Mahuan Abdala, de Foz do Iguaçu, foi um dos empresários que aproveitou o Espaço para expor a empresa. Segundo ele, a participação foi estratégica e decisiva.
.
“Participar do Show Rural é bom, pois muitos produtores visitam a feira buscando por inovações e tecnologias. Ter a possibilidade de compartilhar o espaço disponibilizado pelo Sebrae a seus parceiros é importante para a divulgação de nossos produtos e soluções. Tivemos vários contatos prospectados, até mesmo negócios foram fechados durante a feira”, destaca Mahuan.
.
Leandro Volanick, CEO da Manfing, de Toledo, é parceiro de longa data do Espaço Sebrae e, neste ano, enfatizou que novos resultados projetaram o sucesso da participação.
.
“O Espaço Sebrae, em particular, ofereceu uma plataforma robusta para a apresentação dos nossos produtos e serviços, permitindo-nos destacar as soluções inovadoras que a Manfing tem a oferecer”, comenta Leandro.
.
Ainda de acordo com ele, com a exposição da startup no Espaço Sebrae, foram possíveis contatos importantes para a empresa.
.
“Conseguimos agendar várias reuniões e prospecções com potenciais clientes e parceiros. Estamos no processo de acompanhamento desses contatos e confiantes de que muitos deles resultarão em parcerias de sucesso. Embora ainda seja cedo para quantificar o impacto exato dessas interações, estamos entusiasmados com o potencial de crescimento e desenvolvimento que elas representam para a Manfing”, conclui o empreendedor.
.
.
Espaço Sebrae
.
A participação do Sebrae/PR no Show Rural Digital ocorre desde a primeira edição em que o evento ganhou espaço na programação do tradicional Show Rural Coopavel.
.
Anteriormente, com a Carreta de Negócios, eram possibilitadas conexões e prospecções para startups parceiras, além da realização de eventos interligados com o ecossistema de inovação regional.
.
Neste ano, o Espaço Sebrae/PR estava localizado no pavilhão do Digital, e vários eventos foram realizados no local e, também, na Praça de Inovação BRDE Labs e na arena Hackathon.
.
By Camila Agner | Comuniquese4
Imagens: Créditos Adriano Oltramari
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: