Em Santa Catarina são 80 vagas divididas entre Lages e Campos Novos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou nesta quarta-feira (23), o edital de inscrição para o processo seletivo do Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec, desenvolvido em Santa Catarina pela Administração Regional do Senar/SC, entidade vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Os interessados podem se inscrever até às 23h59 do dia 14 de fevereiro, no endereço eletrônico: www.senar.org.br/etec/. Totalmente gratuito, o curso é oferecido em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No ato da inscrição, o candidato deverá anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais. Antes de efetivar a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente, pois o sistema aceita somente uma inscrição por CPF e não permite edição após o envio dos dados.
O presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo destaca que para o Estado estão disponíveis vagas para os novos polos de Lages e Campos Novos. “São 40 vagas para cada polo de apoio presencial, essas serão as primeiras turmas desses municípios. Até o momento, temos outros dez polos distribuídos por todo o território catarinense, a fim de oportunizar o acesso ao ensino técnico de maneira gratuita ao maior número de produtores e empresários rurais possível”.
O curso Técnico em Agronegócio é reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Tem carga horária de 1.230 horas e está dividido da seguinte forma: 80% é feito a distância e 20% com aulas presenciais, no polo indicado pelo candidato aprovado. Ao longo do curso, o participante estudará técnicas de gestão, de comercialização e aprenderá como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.
O superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi explica que terão prioridade de acesso às vagas agricultores familiares ou médio produtores e profissionais de assistência técnica e extensão rural. Os candidatos que não apresentarem documentação que comprovem esse vínculo com o setor agropecuário vão concorrer às vagas como público geral.
“O conteúdo das aulas é disponibilizado na internet e reforçados pelas videoaulas e pelo material impresso. Além disso, nos encontros presenciais os alunos têm acesso a visitas técnicas em propriedades rurais para conhecer a realidade do agronegócio catarinense”, destaca a coordenadora estadual do curso Katia Zanela.
Para mais informações o candidato deve entrar em contato via 0800 642 0999, e-mail [email protected] e nos polos de apoio presenciais.
EM SANTA CATARINA
Atualmente funcionam em território catarinense dez polos presenciais: Araranguá, Braço do Norte, Campo Alegre, Canoinhas, Fraiburgo, Rio do Sul, São Joaquim, São José, São Miguel do Oeste e Seara. Para participar é preciso ter o Ensino Médio completo e se preparar para a prova de seleção. O candidato escolhe o polo que pretende frequentar no ato da inscrição. Até o momento já foram formados 267 técnicos em agronegócio pelo Senar/SC.
Por MB Comunicação
Imagem: Divulgação