Rumo e DP World anunciam parceria para novo terminal em Santos

Em linha com aumento de volume no sistema ferroviário, capacidade de movimentação será de 12,5 milhões de toneladas/ano, impulsionando a competitividade do agro no longo prazo

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A Rumo, maior concessionária de operação ferroviária do país, assinou com a DP World, líder mundial em logística para a cadeia de suprimentos, um acordo para a construção de um novo terminal portuário para movimentação de grãos e de fertilizantes no Porto de Santos (SP). A infraestrutura será instalada na área do terminal de uso privado (TUP) da DP World, localizado na margem esquerda do canal do Porto, e terá capacidade para movimentação de até 12,5 milhões de toneladas anuais, sendo 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes.

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O contrato entre as duas empresas prevê um prazo inicial de 30 anos de operação, com possibilidade de renovação e sujeito aos termos da autorização portuária da DP World. O investimento estimado pela Rumo para a construção do ativo é de R$ 2,5 bilhões, e há a possibilidade de potenciais parcerias estratégicas ao longo do curso de implementação. O período estimado para a construção será de 30 meses, contados do cumprimento de determinadas condições precedentes inerentes a esse tipo de transação, dentre as quais as aprovações governamentais pertinentes.

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“O modal ferroviário é, estruturalmente, a solução logística mais eficaz, segura, competitiva e de baixo carbono para movimentar grandes volumes de commodities para a exportação, assim como para cargas importadas, com insumos que aumentam a potência produtiva do agronegócio brasileiro. Combinado com a Ferrovia Estadual de Mato Grosso, que estamos construindo para ampliar o alcance dos trilhos no centro-oeste, o novo terminal reforça o protagonismo do Porto de Santos como o principal corredor logístico para o agro, e consequentemente uma alavanca de competitividade para a economia do país”, contextualiza Pedro Palma, CEO da Rumo.

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A DP World disponibilizará a área do seu terminal para o projeto e ficará responsável pelas operações portuárias de movimentação das cargas, consolidando-se como o principal player multipropósito do país, com operações simultâneas de contêiner, celulose, grãos e fertilizantes. “Essa parceria é estratégica para a DP World, uma vez que, ao dispor dessa infraestrutura, ampliaremos nossa capacidade de multimodalidade. Além disso, o projeto também contribuirá para crescimento do agronegócio no Brasil, otimizando o transporte ferroviário e atendendo às demandas de exportação e importação de forma eficiente. Estamos comprometidos com o desenvolvimento econômico do país e fortalecimento da nossa posição no mercado”, destaca Fabio Siccherino, CEO da DP World Brasil.

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Sobre a Rumo

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A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de norte a sul, administrando cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o país, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Somos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.

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Sobre a DP World

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No Porto de Santos, a DP World é a empresa responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do Brasil, instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Com investimentos de R$ 3 bilhões, proporciona mais de 1.500 empregos diretos e 5.000 indiretos. Instalado em uma área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, o empreendimento conta com 1.100 metros de cais em uma área total de 845.000 m2 e capacidade de movimentação anual de 1,4 milhão de TEU (unidade equivalente a um container de 20 pés), além de 5,4 milhões de toneladas de celulose. Com novos investimentos em andamento, até o final de 2024, a companhia terá concluído a expansão do seu cais para 1.300 metros e aumentará a sua capacidade para 1,7 milhão de TEUs. Mais informações no portal Link.

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By Mariana Marciano | Loures

Imagem: Divulgação

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