
Uso de tecnologia aplicada foi essencial para alcançar este resultado
A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, por meio de seu Programa Colmeias, registrou um aumento significativo na produção de mel por colmeia/ano, em Capão Bonito (SP). Os apicultores atingiram 57 quilos de mel por colmeia/ ano, mais do que o triplo da média nacional, que é de 16 quilos.
O resultado é atribuído a um conjunto de ações desenvolvidas pelo programa, que contemplam a troca de cera, o manejo adequado das colmeias e a seleção de rainhas. “Esse aumento reflete o investimento que a Fibria tem feito no Colmeias. Conseguimos aperfeiçoar as técnicas do manejo das abelhas e alavancar a produção de mel em Capão Bonito”, diz o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Israel Batista Gabriel.
O trabalho de nutrição das abelhas, durante o inverno, é outro fator que tem contribuído para o alto volume de produção. “Nessa época, fria e seca, as abelhas não conseguem encontrar as flores”, explica o presidente da Associação dos Apicultores de Capão Bonito (APICAB), João Reginaldo Sudário. “Passamos a nutri-las com uma qualidade de açúcar e um substituto do pólen, dessa forma a produção de mel parou de cair, como acontecia anteriormente”, diz o apicultor.
Desenvolvimento da cadeia apícola – O Programa Colmeias teve início em 2004, em Capão Bonito (SP). A Fibria disponibiliza consultoria especializada, que inicia a organização e a formalização de associações, assistência técnica e tecnologias voltadas para gestão, produção, comercialização e fortalecimento dos apicultores. Também realiza estudo detalhado pelo ‘georeferenciamento’, que com apoio de satélites estabelece a melhor localização das colmeias em meio às florestas plantadas de eucalipto.
Reconhecimento – Em 2014, o Programa Colmeias foi um dos cases de sucesso descritos na segunda edição do livro “Gestão Sustentável na Agricultura”, lançado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A publicação anual faz referência à premiação, que reúne iniciativas exemplares de eficiência na gestão sustentável no agronegócio. Já em 2016, a Fibria foi homenageada pela CBA – Confederação Brasileira de Apicultura, no Congresso Nacional de Apicultura, por desenvolver um dos melhores programas privados de apicultura do país.
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países. Em maio de 2015, a Fibria iniciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no terceiro trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br
Por Imprensa Fibria