Para 62% dos empresários, as eleições são o principal fator de incerteza para a economia brasileira em 2022. Na visão deles, as indefinições a respeito do cenário eleitoral, tanto em âmbito nacional como estadual, devem gerar os desafios mais importantes para as empresas ao longo do ano. A Amcham Brasil entrevistou 648 líderes empresariais, em 16 cidades, no período de 13 a 27 de janeiro último.
A situação fiscal foi o segundo motivo mais citado, tendo 26% dos executivos expressado preocupação com o controle orçamentário menos rígido e o furo do teto de gastos. Já 12% dos participantes indicaram a pandemia como maior fator de imprevisibilidade, em razão do aumento de casos na abertura do ano e do eventual surgimento de novas variantes.
“As eleições são o assunto econômico do ano para o empresariado brasileiro. Os vencedores do plebiscito de 2022 serão os tomadores de decisão e os condutores das políticas públicas que determinarão nossa competitividade, transformação produtiva e inserção global nos próximos anos”, afirma Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil, entidade que reúne cerca de 4 mil empresas responsáveis por 1/3 do PIB brasileiro. Em atenção a esse interesse, a Amcham promoverá encontros com os principais candidatos à Presidente da República nos próximos meses.
A Amcham perguntou aos empresários quais são outros aspectos de preocupação em 2022, excluídos os três fatores (eleições, risco fiscal e pandemia). Em resposta, os pontos mais suscitados foram: inflação (68%), flutuação/alta do câmbio (38%), paralisação na aprovação das reformas (38%), alta da taxa de juros (31%), aumento do desemprego (27%), fuga de investimento estrangeiro direto (20%) e isolamento global brasileiro (12%).
Prioridade eleitoral do ano
A pesquisa “Plano de Voo Amcham: incertezas e oportunidades 2022” identificou também as principais razões que influenciarão a escolha do candidato à Presidência da República pelo setor privado. Mais da metade dos participantes sinalizaram o compromisso fiscal e econômico (60%) e aa tuação para aprovação das Reformas Tributária e Administrativa (51%).
Outros compromissos eleitorais também citados foram: geração de emprego e renda (49%), combate à corrupção (39%), recuperação da credibilidade internacional (35%), capacidade de articulação politica (27%), diminuição das desigualdades sociais (21%), controle da pandemia (16%) e diminuição do desmatamento e politica mais ampla para mudanças climáticas (13%).
Expectativas 2022
O setor produtivo também elegeu as expressões que gostaria que fossem menos associadas à imagem do Brasil em 2022. Em opção de múltipla escolha, os empresários apontaram questões como: Incerteza política (69%), Complexidade tributária (40%), Corrupção (40%), Insegurança jurídica (36%) ,Custo Brasil (32%) e Desmatamento (25%).
Entre as propostas em tramitação no Senado Federal, os empresários listaram três como prioritárias em 2022: Reforma Tributária (PEC 110/2019), citada por 85%; Reforma da Tributação da Renda (PL 2337/2021), apontada por 36%; e Pacto Federativo (PEC 188/2019), mencionada por 31%.
Em relação às propostas em tramitação na Câmara dos Deputados, as mais indicadas foram: Reforma tributária (PEC 45/2019), com 84%; Reforma administrativa (PEC 32/2020), com 65%; e Modernização do setor elétrico (PL 414/2021), com 35%.
Impacto de novas variantes e foco de gestão
Os desdobramentos da nova onda da pandemia da Covid-19 sobre os planos empresariais seguem em avaliação, sendo que parte significativa dos entrevistados se divide entre 33% que entende que o impacto tende a ser isolado no primeiro trimestre, postergando a retomada presencial dos colaboradores e/ou planos de operações físicas do negócio, e outros 32% que julgam que ainda é cedo para avaliar ou ajustar seus planos para 2022. Uma parcela menor apontou que os efeitos deverão se estender durante todo o primeiro semestre (13%), durante os 3 primeiros trimestres do ano (5%), ou durante todo o ano de 2022 (4%).
Para enfrentar essas incertezas, os participantes indicaram à Amcham que seu foco de gestão terão dois atributos prioritários: inovação, sobretudo em áreas disruptivas e relacionadas à transformação digital (32%) e agilidade na entregas de resultados (25%).
A pesquisa Plano Voo Amcham
A pesquisa completa será apresentada na próxima segunda-feira (14 de fevereiro), em encontro promovido pela Amcham para debater as incertezas e oportunidades do ano com a presença de mais de mil líderes empresariais brasileiros. As inscrições são gratuitas pelo site amcham﹒com﹒br/planodevoo ou clicando aqui.
Participaram da pesquisa 648 líderes empresariais, com perfil de empresa grande porte (46%), médio (32%), pequenas e startup (22%). Os setores dos entrevistados são: Serviços (51%), Indústria (37%), Agronegócio (7%), e Comércio (5%). Entre os participantes, CEO, vice-presidentes e diretores (49%), gerentes executivos (28%), supervisor e coordenadores (23%).
By Giovanna Dagnino
Imagem: ilustração
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