
O período restritivo de corte, derrubada, arraste e transporte nos planos de manejo florestal com rendimento sustentável (PMFS) teve início na quarta-feira (01) e segue até 1º de abril deste ano, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A medida visa proteger a floresta durante o período chuvoso.
Conforme o coordenador de Recursos Florestais, Lisandro Peixoto Neto, a decisão atende a Resolução 001 da Câmara Técnica Florestal, de 1º de julho de 2013, que impõe ainda que apenas a madeira de esplanada principal cadastrada no projeto da Autorização de Exploração Florestal (Autex) está habilitada ao transporte durante esses dois meses.
“É importante frisar que as solicitações de esplanada principal devem ser feitas durante a análise técnica do plano de manejo, não sendo permitida a inclusão posterior à emissão da Autex. Outro ponto é que essa esplanada até poderá ser implantada em área circunvizinha, desde que o proprietário possua CAR (Cadastro Ambiental Rural)”.
Durante a época de mais chuva do ano, especialmente nas regiões norte e noroeste do estado, onde ficam os municípios que compõem a Amazônia Legal, o solo fica compacto, o que influencia a capacidade de resiliência e regeneração da floresta.
Por Diário de Cuiabá