A fibra sustentável da Eastman será usada em série limitada de roupas voltadas à prática de atividades ao ar livre
A Eastman, fabricante das fibras e fios sustentáveis Naia™ Renew, anunciou uma parceria com a Patagonia® para oferecer uma série limitada de camisetas feitas com a Naia™ Renew ES, que é o mais recente lançamento da empresa, feita com mais material reciclado. As roupas são voltadas à prática de atividades ao ar livre, e fazem parte da linha Workwear.
Nomeada por sua sustentabilidade aprimorada, a Naia™ Renew ES é feita com 60% de conteúdo reciclado. Ao contrário de outros fios e fibras à base de celulose, esta opção requer menos matérias-primas virgens para fazer um produto ecologicamente correto. Naia™ Renew ES é formulada a partir de uma combinação de resíduos molecularmente reciclados (40%), celulose reciclada (20%) e polpa de madeira renovável (40%).
Os 20% de celulose reciclada vêm de resíduos têxteis e de celulose não derivados da floresta. Essa inovação é possível graças aos esforços contínuos da Eastman em colaborar com parceiros ecologicamente conscientes em toda a cadeia de valor. Um exemplo é que a equipe Naia™ firmou parceria com a GP Cellulose, fornecedora de celulose com foco em sustentabilidade, para integrar as soluções de fibras florestais renováveis e não florestais em sua matéria-prima.
Os 40% restantes de conteúdo reciclado* vêm da tecnologia de reciclagem molecular de ponta da Eastman, que decompõe resíduos mais difíceis, como embalagens plásticas e carpetes velhos, para produzir o ácido acético, usado para fabricar fios e fibras de acetato de celulose. Esse processo não apenas reduz a emissão de gases de efeito estufa, mas também desvia materiais residuais de aterros, incineradores e outros destinos indesejáveis, encontrando um novo valor para resíduos pré e pós-consumo, que não são adequados para reciclagem por meios tradicionais.
“A Patagonia sempre foi uma empresa que escolhe suas fibras com cuidado e responsabilidade”, afirma Ruth Farrell, gerente geral de têxteis da Eastman. “A colaboração que temos com eles tem sido fundamental no desenvolvimento de materiais que atraem seus clientes — pessoas ambientalmente conscientes, que trabalham e se divertem. Os consumidores da Patagonia querem roupas que reflitam quem são e com o que se importam, sem comprometer o conforto e a qualidade”, completa.
A Workwear da Patagonia é uma linha de roupas comerciais feita para pessoas que trabalham duro e buscam tornar o planeta um lugar melhor para viver e produzir. Ela apresenta fibras duráveis e de baixo impacto, com menor pegada de carbono. Saiba mais no site da marca.
As fibras e fios Naia™ são provenientes de florestas de pinheiros e eucaliptos geridas de forma sustentável. A Eastman alinhou toda a sua cadeia de suprimentos florestais com os padrões de fornecimento do Forest Stewardship Council® (FSC®), incluindo procedimentos de madeira controlada. A empresa possui certificações FSC® (C140711) e PEFC™ Chain of Custody. Todos seus fornecedores também possuem certificações florestais reconhecidas internacionalmente. Além disso, a Eastman fez parceria com a Canopy para demonstrar seu compromisso contínuo com o manejo florestal sustentável.
“Agora, mais do que nunca, as pessoas querem saber como e onde nossas roupas são produzidas, prestando atenção especial ao material utilizado”, diz Farrell. “A Naia™ Renew ES é a nossa resposta ao consumo excessivo de matérias-primas, ao problema crescente de resíduos plásticos e ao aumento de gases de efeito estufa causados pelo desmatamento. É uma fibra focada no futuro, feita pensando nas próximas gerações. Um produto que não compromete a qualidade da roupa ou a saúde do nosso planeta”, conclui a gerente geral de têxteis da Eastman.
Para obter mais informações sobre as metas de sustentabilidade ecológicas Naia™ e Eastman Naia™, visite o site.
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Sobre a Eastman
Fundada em 1920, a Eastman é uma empresa global de materiais especiais, que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens que as pessoas usam todos os dias. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de forma material, a Eastman trabalha com os clientes para entregar produtos e soluções inovadoras, mantendo o compromisso com a segurança e a sustentabilidade. O modelo de crescimento impulsionado pela inovação da empresa aproveitou as vantagens de plataformas de tecnologia de classe mundial, profundo envolvimento do cliente e desenvolvimento de aplicativos diferenciados para aumentar suas posições de liderança em mercados finais atraentes, como transporte, construção e consumíveis. Como uma empresa globalmente inclusiva e diversificada, a Eastman emprega aproximadamente 14.000 pessoas em todo o mundo e atende clientes em mais de 100 países. A companhia teve, em 2021, receitas de aproximadamente US$ 10,5 bilhões e está sediada em Kingsport, Tennessee, EUA. Para mais informações visite o site da Eastman.
By Gustavo Criscuolo
Imagem: divulgação
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