Por Alexandre Pierro
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Os benefícios da inovação são unânimes para todos que se inserem nesse ecossistema. Mas, esse não é um caminho simples de ser percorrido. Toda empresa pode enfrentar diversos desafios de inovação ao iniciarem essa jornada – e, o que fará com que consigam superá-los da melhor forma possível, será sua flexibilidade frente às mudanças deste processo e, acima de tudo, uma preparação cuidadosa.
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Seja desenvolvendo novos produtos ou serviços, ou aperfeiçoando os que já possuem, a conquista de resultados positivos ao inovar requer muitos cuidados a serem tomados desde o início. Principalmente, no que diz respeito à criação de uma cultura organizacional voltada a inovação, de forma que todos entendam a importância dessa estratégia e colaborem ativamente para o propósito desejado.
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Para atingir esses resultados, um estudo conduzido pela Deloitte identificou que a quantidade de empresas que investiram em atividades de PD&I na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, como exemplo, passou de 45%, em 2019, para 69% em 2022. Nos próximos anos, 51% das companhias nacionais pretendem elevar ainda mais esses investimentos, como prova dos benefícios trazidos pela inovação.
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Mas, para assegurar esse futuro, é importante estar atento aos principais desafios que muitas acabam lidando nessa jornada, evitando que seu negócio enfrente as mesmas situações. Confira as principais:
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#1 Falta de uma cultura de inovação: ter uma cultura de inovação significa promover uma combinação entre atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas pautadas na inovação, sendo difundida em todos os profissionais da empresa para que se engajem e colaborem ativamente ao longo do processo. Mas, quando deficiente, surtirá os efeitos contrários, barrando a criatividade interna e afetando a forma na qual todos enxergam e compreendem o papel da inovação para o crescimento da marca.
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#2 Equipes não capacitadas e engajadas: os profissionais são os grandes responsáveis por colocar as estratégias em prática e alavancar as empresas no mercado. Por isso, quando não estão engajados e capacitados para essa tarefa, esse cenário também se torna um dos maiores desafios de inovação. A própria ISO de inovação, inclusive, defende que prezar pela motivação dos times é um dos fatores mais importantes a ser adotado nessa jornada.
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#3 Medo de errar: é claro que nenhuma empresa deseja errar e correr riscos que comprometam seu funcionamento. Mas, nem sempre o erro é algo negativo, e permanecer condenando esses acontecimentos internamente também se caracteriza como um dos mais preocupantes desafios de inovação. Muitos erros podem se transformar em oportunidades de melhoria, aprendizado e crescimento – afinal, grandes ideias no mercado já surgiram de falhas cometidas, trazendo excelentes ideias de destaque para os negócios.
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#4 Estratégias mal organizadas: a eficácia de todo projeto de inovação depende, dentre tantos fatores, do estabelecimento de metas realistas e das ações que serão necessárias para atingi-las. Caso contrário, todos os esforços empenhados podem se perder e gerar frustração nos times. É preciso identificar onde a empresa deseja chegar com a inovação, definindo os planos que irão conduzi-la nessa jornada de maneira mais transparente possível.
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#5 Resistência a mudanças: ficar parado no tempo não é uma opção. As empresas precisam sempre se adaptar aos novos cenários, demandas dos consumidores, tendências e oportunidades – mas, sempre existem aqueles que enfrentam uma maior dificuldade em aceitar esses momentos. Quanto mais resistentes estiverem a se adaptar a essas mudanças, maior será o impacto ao andamento do projeto de inovação e, inevitavelmente, na conquista dos resultados desejados.
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Apesar de existirem diversos desafios de inovação que podem impactar fortemente os negócios, superá-los não precisa ser uma dor de cabeça ou algo complexo. Ao iniciar essa jornada, é dever das companhias preparar seus times para esses eventuais cenários, ressaltando o que deve ser feito em cada um deles e, acima de tudo, como prevenir que realmente aconteçam.
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Toda a cultura organizacional deve ser pautada na inovação, buscando estratégias que engajem suas equipes – como, por exemplo, o programa de ideias de inovação – sempre contando com o apoio de um sistema de gestão robusto que permita o acompanhamento de todas as ações instauradas em tempo real e, acima de tudo, da orientação de uma consultoria especializada no ramo. Com todos esses cuidados, um futuro brilhante e inovador aguardará as empresas.
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Alexandre Pierro é mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio-fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.
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Saiba mais sobre a ISO de inovação:
A ISO de inovação é uma metodologia internacional de governança para a inovação que vem sendo adotada por empresas de todos os portes e segmentos ao redor de todo o mundo. Estima-se que mais de 400 companhias já adotaram o modelo, sendo mais de 10 apenas no Brasil. Há casos de indústrias, serviços e até empresas públicas. Baixe o e-book e leve essa ferramenta de gestão para sua empresa também.
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By Nathalia Bellintani | Informa Mídia
Imagem: Divulgação
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