
Dia de Proteção às Florestas reforça a importância das matas e a necessidade de preservação.
O dia 17 de julho é mais uma das datas que nos fazem refletir sobre os cuidados que devemos ter com a natureza. Não é para menos. Este foi o dia escolhido à proteção das florestas do nosso País.
A data também é simbolizada por um dos ícones do folclore brasileiro, o curupira, menino dos pés virados ao contrário e cabelos avermelhados que tinha como missão proteger as matas, enganar os caçadores e salvar os animais.
Das lendas à realidade, todos nós podemos e devemos ser protetores das florestas. Esta responsabilidade não deve ser apenas de pesquisadores, ambientalistas, biólogos e estudiosos. Afinal, a importância e os bens que as matas promovem atingem toda a população.
O Brasil é o país com a segunda maior extensão florestal do mundo (Foto: Arquivo TG)
O Brasil possui cerca de 58% do seu território coberto por florestas, o equivalente a 493,5 milhões de hectares. Não à toa, é considerado o país com a segunda maior extensão de floresta do mundo, perdendo apenas para a Rússia. Enquanto o território russo é coberto por florestas confíneras, ou ainda boreal, o Brasil tem em suas extensões florestas tropicais e subtropicais de diferentes tipo.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define que no Brasil existam ao menos treze tipos de florestas. Entre as tipologias encontram-se a floresta ombrófila densa, mista, aberta e também florestas estacionais semidecidual e decidual.
As florestas fornecem fontes de matérias-primas, auxiliam no controle biológico, regulam o clima, oferecem alimentos, são abundantes em plantas terapêuticas e abrigam uma diversidade de espécies da fauna e flora.
O impacto gerado pelas hidrelétricas, pelo setor agropecuário, pela mineração, pelo garimpo e pela exploração ilegal de madeireiras vem afetando negativamente as extensões florestais. O desmatamento coloca em risco a vida dos animais e causa uma série de mudanças climáticas, atingindo toda a população.
É importante ressaltar que proteger as florestas é preservar a vida, pois uma mata preservada mantém sob controle o clima, protege o solo e ainda fornece o abastecimento de água nas cidades.
Por G1
Imagens: Divulgacão