Segurança nas estradas e preço do combustível são as maiores queixas, enquanto carga horária de trabalho e valor do frete são destaques positivos; Índice de Satisfação dos Caminhoneiros nas Estradas analisa os principais aspectos que influenciam na atividade desses profissionais
.
Com o objetivo de informar a sociedade sobre as condições de trabalho dos caminhoneiros no Brasil e os impactos de determinados acontecimentos na sua rotina profissional, a logtech Freto anuncia o resultado da segunda edição do Índice de Satisfação dos Caminhoneiros nas Estradas. O levantamento foi realizado com 383 motoristas pelo Brasil, durante os meses de junho e julho deste ano, e apontou que os condutores atribuíram nota 2 de 5 para a profissão. Em 2022, primeira vez que o estudo foi elaborado, a nota havia sido 1,7.
.
De modo geral, os caminhoneiros avaliaram sete temáticas consideradas pelo Freto como primordiais para o bom exercício da profissão – e as notas partiram de 0 (péssimo) a 5 pontos (excelente). A partir disso, chegou-se a uma média dentro de cada tema e, posteriormente, à média geral que resulta no Índice de Satisfação.
.
Confira o resultado:
.
.
Em relação à Segurança nas Estradas, metade dos caminhoneiros avaliaram com nota zero o atual cenário e 32% dos condutores deram notas 1 e 2 – resultando na pior média entre os temas abordados (1,08). O Preço do Combustível, embora tenha aumentado em 0,46 ponto a média em relação a 2022, ainda é uma grande insatisfação dos profissionais da categoria: um terço avaliou com nota zero e 44% com notas 1 e 2.
.
“No campo da segurança, além das medidas de combate ao roubo de cargas, estão envolvidos outros cuidados como a própria sinalização, conservação e iluminação das estradas. Sobre combustível, o fato de seu preço depender inclusive de fatores externos não tira nossa oportunidade de fazer algo. As empresas podem reduzir o impacto da má avaliação desses dois itens com estratégias logísticas mais eficientes, que ajudem a gerenciar melhor os riscos e a diminuir custos operacionais. A transformação da logística brasileira caminha nessa direção”, destaca Thomas Gautier, CEO do Freto.
.
A Condição e Disponibilidade de Pontos de Parada e Descanso (1,75), o Volume de Trânsito (1,87) e Condição das Estradas (1,89) continuaram sendo reprovados pelos motoristas em 2024.
.
No entanto, pela primeira vez, duas categorias foram avaliadas acima da média 2,5 estipulada pelo Índice. 77% dos condutores avaliaram com notas entre 3 e 5 a Carga Horária de Trabalho (2,75), enquanto 65% avaliaram com as mesmas notas o Preço do Frete (3,35).
.
“Esse otimismo pode ser um reflexo do impacto das novas tecnologias à disposição dos caminhoneiros. Existem softwares que impedem que motoristas façam jornadas acima da carga horária estipulada por uma transportadora, por exemplo, mitigando a exaustão e ocorrência de acidentes. E aplicativos de frete, cada vez mais inseridos na rotina de caminhoneiros autônomos, ajudam esses profissionais a acharem cargas sem terem que rodar vazios. Assim, passamos a lidar com uma logística que simplifica processos, aumenta as margens dos motoristas e impulsiona a eficiência do transporte”, ressalta Gautier.
.
De acordo com o último levantamento da Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), o Brasil perdeu mais de um milhão de motoristas em uma década, o que representa uma redução de 20%. Para o CEO do Freto, com a nova forma de realizar o transporte rodoviário de cargas, é imprescindível olhar para a Estrada como uma oportunidade de construir algo mais sustentável, que representa um novo caminho para as organizações e para os profissionais conectados de ponta a ponta da logística.
.
“Se nas empresas há um debate intenso sobre a valorização dos talentos, por que na Estrada seria diferente? No Dia do Caminhoneiro, queremos propor uma logística feita por pessoas para pessoas, que envolve o bem-estar pessoal, o desenvolvimento da carreira, o senso de propósito, a saúde, o equilíbrio e uma série de fatores que, com certeza, contemplam a segurança dos motoristas. É o que chamo de Humanologística”, reforça o executivo.
.
Sobre o Freto
.
Com o propósito de simplificar a logística rodoviária, movendo caminhoneiros, o Freto é uma transportadora digital onde os melhores caminhoneiros e as melhores cargas se encontram. Uma organização que nasceu 100% digital com tecnologia e 100% raiz, a partir do know-how sólido de um time que possui anos de experiência nas rodovias brasileiras, focado em combater as ineficiências do modelo tradicional. Desde sua fundação, em 2018, até o final de 2023, a empresa movimentou mais de 100 milhões de toneladas, correspondendo a R$13 bilhões em fretes efetivamente contratados. Essas cargas são publicadas por grandes produtores de grãos, açúcar, siderúrgicas, fabricantes de papel e celulose e cimenteiras, para mais de 180 mil caminhoneiros qualificados e aptos a fretar. O Freto atua como uma logtech, aumentando a base de caminhoneiros e assumindo com tecnologia todas as etapas da logística. As cargas podem ser aceitas em até 2 minutos, ganhando agilidade, fortalecendo frentes de atuação e reduzindo custos operacionais. A empresa vem mudando a forma de usar a Estrada para fazer negócios, criando uma relação ganha-ganha entre embarcadores e motoristas.
.
By Talita Morais | RYTO
Imagem: Divulgação
Imagem Principal: Ilustrativa
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br/