Muito discutido dentro das organizações, mas ainda pouco praticado, o conceito ESG necessita de governança, gestão de riscos robusta e compliance robusto, para reduzir riscos de greenwashing e ter performance com princípios
.
O conceito ESG já não é mais uma novidade, e sim uma realidade que tem estado cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Inclusive, com as informações sobre o tema cada vez mais difundidas, os empresários, líderes, gestores e, até mesmo, a população em geral começou a entender que a sigla engloba muito mais do que a sustentabilidade e o meio ambiente. Com isso, o S (do Social) e o G (de Governança) têm se destacado e ganhado cada vez mais atenção das companhias que querem se adequar às práticas ESG.
.
Segundo dados levantados pela Bravo Research, braço de pesquisas da Bravo GRC (empresa de tecnologia e consultoria especializada na implementação de soluções de Governança e Gestão de Riscos corporativos), o mercado mundial de Governança, Riscos e Compliance deve apresentar um crescimento médio anual de 13% até 2025. Ainda de acordo com o estudo, a projeção é de que a demanda global por soluções e serviços voltados a esse setor em 2025 represente um mercado de U$60,8 bilhões.
.
Segundo Claudinei Elias, CEO e Fundador da Bravo GRC, essa mudança de mindset se deve, em grande parte, a fatores, como a pandemia de Covid-19, mudança da percepção de valor no consumo, disrupção tecnológica, o urgente e crescente riscos climáticos, dentre outros fatores “Apesar de já termos vivenciado crises anteriores, estes fatores trazem novas perspectivas, riscos emergentes e urgentes, a serem pensados e gerenciados pelas Cias. Temos inúmeras incertezas que orbitam a nossa sociedade atual. Essas incertezas muitas vezes são difíceis de serem modeladas em riscos, logo é relevante que as organizações olhem para um processo e modelos estruturais para que possam reconhecer, entender e atuar de forma responsável. Considerando estes cenários cada vez mais complexos e líquidos, há o desafio de desenvolver estratégias de gestão, ou seja, práticas, modelos e estruturas de Governança, Riscos, Compliance (GRC) e ESG. Trata-se de em um ambiente tão volátil, que tem chamado a atenção de líderes, gestores e nações”, afirma.
.
Com o tema em alta sendo discutido e exigido pelo mercado e pelos consumidores, os líderes e gestores de empresas (grandes, médias e pequenas), passaram a investir em ações relacionadas a ESG e a contratar pessoas com expertise nesses temas. De acordo com Claudinei, na própria Bravo GRC, houve um aumento de mais de 50% na procura pelos serviços da empresa e a projeção é que até 2025 o crescimento seja de 40% a.a.
.
Esses dados reforçam que o investimento em ESG e, principalmente, em Governança e Gestão de Riscos só tendem a crescer. “As lideranças já entenderam que a postura ESG veio para ficar e que não há mais como fugir dessa realidade sem prejuízos à imagem, a reputação e ao financeiro. O que precisamos ainda reforçar é que as três letras da sigla estão interligadas, ou seja, não há sustentabilidade e ações sociais sem a Governança, sem a Gestão de Riscos”, conclui o CEO.
.
Atualmente, a Bravo é responsável por apresentar soluções de Governança e Gestão de Risco para empresas de todos os portes e diferentes setores.
.
Sobre a Bravo GRC
.
Há mais de 15 anos, a Bravo GRC é uma empresa pioneira em tecnologia e consultoria especializada na implementação de soluções de Governança e Gestão de Riscos corporativos, focada em atender aos mais exigentes requisitos de Compliance, CyberSecurity, Riscos Corporativos, Privacidade de Dados e Gestão de Continuidade de Negócios. Com atuação em toda a América Latina e sempre em busca da inovação, expandiu seu portfólio, auxiliando e orientando empresas também em práticas mais sustentáveis relacionadas ao ESG. Tem, como braço de inteligência e pesquisas, a Bravo Research, garantindo assim uma jornada completa de controle, proteção, integração e reputação dos clientes.
.
By Uirá Banheza de Almeida | Maindi
Imagem Principal: Ilustrativa
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected]. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: