
Para o especialista em estruturas de madeira, Guilherme Stamato, conquista representa um novo passo para a ampliação das construções em wood frame no Brasil
Desde o início do ano, o Brasil já conta com um documento publicado pelo Ministério das Cidades que determina os parâmetros a serem seguidos para a construção de edifícios multi-familiares de até quatro pavimentos (térreo +3) em wood frame (construções com madeira). A segunda revisão da Diretriz SINAT 005 apresenta informações que têm como objetivo garantir a segurança, a durabilidade, o conforto térmico e acústico, entre outros critérios de desempenho. O texto anterior tratava apenas de casas térreas e sobrados.
A Diretriz SINAT é um documento público que descreve as características gerais de um sistema construtivo, parametrizando os materiais empregados, as formas de aplicação e critérios de avaliação do desempenho, sempre baseados na Norma NBR 15.575-2013 – Habitações – Desempenho. As empresas que seguem comprovadamente sua respectiva diretriz recebem o DATec e podem receber financiamentos de programas governamentais de habitação, como o Minha Casa Minha Vida.
De acordo com o engenheiro civil, especialista em estruturas de madeira, Guilherme Stamato, que participou dessa ação junto ao Ministério das Cidades e aos laboratórios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Falcão Bauer, esse foi um trabalho árduo coordenado por um grupo de empresas ligadas ao setor. “Seguindo essa Diretriz, ficou comprovando que as construções em wood frame podem atender aos severos requisitos da norma de desempenho e se manter competitivas no difícil mercado da construção civil de baixa renda”, afirma o especialista.
Na avaliação de Stamato, trata-se de um grande passo para viabilizar as construções em madeira em grande escala. “Com o aumento dos valores de terrenos, as construções habitacionais que mais têm se mostrado viáveis em cidades grandes e médias são as de prédios multifamiliares de 4 a 5 pavimentos. Com essa nova diretriz, a opção do sistema construtivo wood frame entra no mercado com as mesmas vantagens competitivas dos financiamentos e com toda a qualidade já demonstrada”, completa.
Por Juliane Ferreira
Imagem: Divulgação