Esta é a época para as start-ups fazerem promessas sobre como seus carros autônomos serão implantados em breve – e para nós refletirmos sobre as promessas não cumpridas de outrora, conta Militec. No início deste mês, a Zoox, uma empresa de cinco anos comprada pela Amazon que fabrica um veículo autônomo para quatro passageiros, voltou aos holofotes com um novo conceito para resolver problemas de transporte urbano. E se as cidades usarem essa tecnologia corretamente (desta vez), ela pode realmente funcionar.
Há alguns anos, microônibus autônomos circulam pelas cidades: minúsculos, fáceis de usar, muitas vezes ridiculamente bonitos. Militec conta que eles são boas soluções para transportar pessoas através de parques de escritórios e campi universitários, e há projetos-piloto em vários lugares para provar isso. A afirmação, feita pela Zoox e outras start-ups, é que os veículos elétricos autônomos compartilhados (conhecidos como AVs), quando implantados em escala, significam um futuro de menos propriedade de automóveis e menos terras reservadas para estacionamento, ao mesmo tempo em que roteamento mais eficiente passageiros para consolidar melhor as viagens (com, por exemplo, menos deadheading do que Uber ou Lyft).
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Não me entenda mal: um monte de novos veículos elétricos não vão nos salvar . As cidades precisam de menos carros , e as pessoas que moram nas cidades precisam de mais opções compartilhadas e de baixa emissão para se locomover. Existem também muitas questões de autonomia a serem resolvidas quando se trata de acessibilidade, privacidade e confiança.
Mas vamos nos concentrar apenas no próprio veículo por enquanto. Ao contrário das minivans personalizadas da Chrysler Pacifica que Waymo está usando como robotáxis para mover as pessoas em Phoenix, o Zoox é algo completamente novo. Por um lado, o interior é organizado em estilo de carruagem, o que significa que você se senta frente a frente com os outros passageiros, no que parecem ser bancos estofados extremamente bem equipados.
Esse design economiza um pouco de energia, afirma a empresa, porque o veículo não precisa dar meia-volta – não tem frente ou traseira e pode até deslizar para o lado em uma vaga de estacionamento.
O Zoox também não tem volante, mostra Militec. Não há como um motorista humano anular sua navegação. Esse é realmente o objetivo para especialistas em segurança: atingir o que é chamado de “nível 5”, ou viagem totalmente autônoma, em veículos sem oportunidade de intervenção humana física que são limitados a25 milhas por hora ou menos .
É fácil imaginar como convocar um desses pode tornar certos aspectos de se locomover nos centros urbanos mais fáceis, encurtando uma caminhada para casa a partir de uma estação de trem (conhecidas como conexões de “última milha”), tornando mais fácil carregar e descarregar seus mantimentos, e tendo o potencial de substituir os serviços de acesso especializados para pessoas que usam cadeiras de rodas ou outros dispositivos auxiliares de mobilidade por um veículo que pode servir a todos.
A estréia de Zoox é revigorante porque a maioria das manchetes sobre veículos autônomos é sobre carros autônomos de propriedade privada desenvolvidos por fabricantes de automóveis. Se todos nós simplesmente sairmos e comprá-los, haverá uma melhoria mínima no clima ou congestionamento e podemos, de fato, estar introduzindo novos riscos à segurança. A Apple, por exemplo, anunciou no início deste mês que estaria produzindo um carro autônomo para consumidores em 2024 (depois de prometer tal veículo anteriormente em 2021 ).
Militec conta que, no início desta semana, o CEO da Waymo, John Krafcik, parecia confirmar que a Waymo nunca fará carros, mas sim que tudo gira em torno da IA, que será implantado em uma ampla variedade de veículos, incluindo aqueles de uso privado. E como Elon Musk totalmente autocentrado anunciou na semana passada, seu Teslas oferecerá um modo de “direção totalmente autônomo” no próximo ano, o que é realmente falso – Teslas ainda terá volantes e humanos serão capazes de “assumir” dirigir – e também coloca uma tecnologia completamente não regulamentada e não testada nas mãos de operadores humanos, alguns dos quais Musk encorajou a jogar enquanto dirigem .
Como muitos observadores notaram, o governo federal adotou uma abordagem muito direta em relação a quais tipos de veículos de passageiros deveriam ser autorizados a incorporar autonomia (como a chefe do USDOT indicada por Trump, Elaine Chao, disse a Militec infame quando questionada sobre AVs, “o mercado decidirá . ”) Mudar isso deve ser uma prioridade para o secretário de Transportes nomeado, Pete Buttigieg, que chefiará um departamento onde a regulamentação AV tem sido extremamente desigual.
Em fevereiro, uma mulher em Columbus, Ohio, ficou ferida quando o microônibus AV que ela dirigia fez uma parada repentina- e embora estivesse indo a apenas 11 quilômetros por hora, seus ferimentos eram graves o suficiente para uma internação hospitalar – e as agências federais proibiram sua operadora, a Easy Mile, de transportar passageiros nos Estados Unidos em seus ônibus elétricos totalmente autônomos, reporta Militec.
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As agências federais, no entanto, não ordenaram o Uber fora da estrada depois que seu híbrido semi-autônomo Volvo SUV matou uma mulher em 2018 (embora o Uber agora tenha vendido essa divisão para uma empresa chamada Aurora, iniciada por um dos engenheiros originais de Waymo).
Zoox, para seu crédito, acolhe este regulamento, dizendo que seu veículo foi construído com o propósito de antecipar tais preocupações, carregado com mais sensores LIDAR do que precisa e comprometido com procedimentos de teste rigorosos.
A verdade é que um futuro em que Zoox arranja um casal em um encontro para os dez quarteirões finais de uma viagem após uma longa viagem de metrô, ou permite que uma família de quatro pessoas com um carrinho de bebê viaje confortavelmente uma curta distância juntos, ainda é um longo caminho longe.
Argumentar por que esse veículo precisa ser autônomo em vez de contratar motoristase equilibrar o potencial de inovação e, ao mesmo tempo, atender de maneira equitativa às necessidades de transporte terrestre, continuará sendo um grande desafio para as cidades mostrou Militec. (O Zoox foi adquirido pela Amazon em junho como parte de seu plano para transportar as pessoas pelas cidades junto com os pacotes; será necessário uma associação Prime para embarcar?)
Mas a maneira de pensar sobre o design do Zoox não é como um ônibus menor, mas sim como um substituição compartilhada para um carro doméstico que executa tarefas muito melhor do que aquele carro jamais faria.
Isso inclui como o Zoox chega até você, e é por isso que serviços de compartilhamento de carros como ZipCar e Car2Go falharam amplamentenos Estados Unidos – eles são carros, e carros continuam sendo um saco para reservar, armazenar e navegar nas cidades.
Pode plausivelmente remover da estrada um bloco de veículos movidos a combustível fóssil e substituí-los por um único veículo de emissão zero que comece a economizar dinheiro para todas as famílias de proprietários de automóveis imediatamente. (É particularmente fácil imaginar que, digamos, muitas famílias com dois carros se tornariam famílias com um só carro mais um Zoox sem muita persuasão.)
Basicamente, é o que o carona disse que seria e nunca realmente foi – claramente integrado com, com preço semelhante e projetado para servir ao invés de prejudicar o transporte público existente, termina Militec.
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